Memórias e Aprendizados de Experiências Pedagógicas de Encenação (Des)convergentes = nós-lá Brasília (2007) e nós-aqui Palmas (2017)

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Resumo

O artigo apresenta duas experiências cênico-pedagógicas de encenaçãoda pesquisadora, realizadas no ensino superior, emmomentos distintos da carreira, nas cidades de Brasília (em2007) e de Palmas (em 2017). Escrito em narrativamnêmica, o texto traz reflexões sobre a docência daencenação. O objetivo do estudo foi o de rememorar eanalisar traços estético-pedagógicos dos processos decriação coletivos; mapear e criticar princípios, expedientes eprocedimentos cênicos, e apontar caminhos metodológicos.O estudo tomou como interlocutores Viola Spolin, ElizeuSouza, Maria Thais Lima Santos, Ariane Mnouchkine,Josette Féral, Paul Heritage, Mikhail Bakhtin e MartinEsslin. Os dados analisados foram coletados de memóriaspessoais, de diários de bordo da pesquisadora e deavaliações discentes. Considerando as duas experiências decriação coletivas analisadas, afirma-se a pluralidade e odialogismo da poética da encenação. Visa-se, assim,aprimorar a própria práxis docente e também contribuircom o trabalho de outros(as) professores(as) de teatro.

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Publicado

2020-01-10

Edição

Seção

BLOCO II - Narrativas de aprendizado: educação estética, criatividade e corpo