Memória e Narrativas Trapeiras: apontamentos pedagógicos para corpos vivos
Resumo
Este estudo investiga, a partir da problematização da pedagogia dotreinamento do ator, uma abordagem de corpo quevislumbra a memória como um território metodológico. Opresente artigo reflete a constituição do treinamento naperspectiva biopolítica e propõe um passeio pela memóriano teatro e seus desdobramentos na cena contemporânea,examinando as emergências e relações em que se produzemos saberes do corpo no território cênico. Há neste sentido,o esforço por empreender, genealogicamente, umainvestigação que, ao transitar pela formação do sujeitomoderno, percebe as múltiplas conexões entre corpo,exame e memória, que acabaram por fomentar as práticasatorais no ocidente. A partir de tal investigação, torna-sepossível arriscar uma aposta metodológica que, inspirada nanarrativa trapeira, de Benjamin (1994), articula corpo,memória e narrativa como estratégia para a construção deum território de diferenciação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.