Memória e Narrativas Trapeiras: apontamentos pedagógicos para corpos vivos

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Resumo

Este estudo investiga, a partir da problematização da pedagogia dotreinamento do ator, uma abordagem de corpo quevislumbra a memória como um território metodológico. Opresente artigo reflete a constituição do treinamento naperspectiva biopolítica e propõe um passeio pela memóriano teatro e seus desdobramentos na cena contemporânea,examinando as emergências e relações em que se produzemos saberes do corpo no território cênico. Há neste sentido,o esforço por empreender, genealogicamente, umainvestigação que, ao transitar pela formação do sujeitomoderno, percebe as múltiplas conexões entre corpo,exame e memória, que acabaram por fomentar as práticasatorais no ocidente. A partir de tal investigação, torna-sepossível arriscar uma aposta metodológica que, inspirada nanarrativa trapeira, de Benjamin (1994), articula corpo,memória e narrativa como estratégia para a construção deum território de diferenciação.

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Publicado

2020-01-10

Edição

Seção

BLOCO II - Narrativas de aprendizado: educação estética, criatividade e corpo