Arte absorvida das disfunções: uma experiência no Instituto de Artes da Unesp

Autores

Resumo

O artigo trata de um estudo-experimento sobre o fazer artístico entrepessoas sem e com disfunções motoras e intelectuais. Temcomo disparador uma experiência ativa no projeto deextensão Artinclusiva do Instituto de Artes da UNESP,existente há mais de 10 anos. O projeto consiste emencontros artísticos semanais entre integrantes da UNESP epessoas com deficiências da comunidade externa àuniversidade. O artigo tem como objetivo promoverreflexões em torno da arte absorvida das disfunções, ouseja, da arte e possibilidades de criações advindas da relaçãode encontro entre pessoas com habilidades e capacidadesdiversas. O trabalho se baseou nas experiências empíricas epropôs cinco encontros artísticos junto ao Artinclusiva. Osencontros tiveram temas norteadores e foram criados apartir da relação estabelecida dentro do projeto, buscandovalorizar todas as idiossincrasias presentes. Durante osencontros, fui convocada a estar de maneira plena e íntegra,mostrar ou fingir interesse e presença não era suficiente ousatisfatório. Aprendi com eles sobre: a imaginação fluída, oestado de presença, entrega, o impulso verdadeiro queprecede a ação, o olhar penetrante, a transgressão artística,o desapego de expectativas, a sinceridade presente em cadagesto, a prontidão, o improviso, a potencialização daexpressividade e a liberdade para experimentações.

Downloads

Publicado

2020-01-10

Edição

Seção

BLOCO II - Narrativas de aprendizado: educação estética, criatividade e corpo