Processos de Criação, Cognição e Arte/Educação
Resumo
Propomos neste artigo discutir uma perspectiva em que os processos de criação da arte estãointrinsecamente conectados à cognição, a qual se mostra pertinente para o campo da Arte/Educação.Para tanto, inicialmente, questionaremos alguns mitos provindos do discurso da história da arte que,até os dias atuais, têm povoado nosso imaginário. A seguir, nos apoiaremos na visão de autores queinvestigam os processos criadores de diferentes áreas do conhecimento; visão que se contrapõe atais mitos, apresentando uma abordagem dos processos criadores conectada a um intenso trabalhohumano e a uma atitude criadora. No final, buscaremos intersecções entre esta abordagem e aArte/Educação, com o intuito de demonstrar a pertinência da presença de processos criadores naeducação em arte.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.