Arte e Educação no México: uma reflexão através de suas Instituições

Autores

Resumo

As instituições criadas pelo Estado mexicano possuem uma longa tradição histórica, desde as últimas décadas do século XVIII até o presente. Em algumas delas, foram instauradas diretrizes para estabelecer vínculos entre arte e educação. A intenção de refletir sobre algumas delas consiste em tornar visíveis as ações que foram realizadas ao longo da história no contexto mexicano. Isso permite evidenciar a contradição que supõe manter o duplo critério: o artístico e o educativo, com sua relação intrínseca com o aparato institucional. Seja como for, o debate que se tem adiante é um desafio muito relevante para o futuro das artes dentro dos sistemas educativos, não somente do país, como também do contexto latino-americano. Além de analisar ou evidenciar seus acertos ou infortúnios, neste texto fica claro que as instituições não são criadas, nem são destruídas, mas são transformadas, apenas mantendo as mesmas retóricas.

Downloads

Publicado

2020-01-10

Edição

Seção

BLOCO I - Dossiê: Histórias e memórias do ensino da arte (o Seminário "Histórias da Arte/Educação: diálogos com Ana Mae