Arte e Educação no México: uma reflexão através de suas Instituições
Resumo
As instituições criadas pelo Estado mexicano possuem uma longa tradição histórica, desde as últimas décadas do século XVIII até o presente. Em algumas delas, foram instauradas diretrizes para estabelecer vínculos entre arte e educação. A intenção de refletir sobre algumas delas consiste em tornar visíveis as ações que foram realizadas ao longo da história no contexto mexicano. Isso permite evidenciar a contradição que supõe manter o duplo critério: o artístico e o educativo, com sua relação intrínseca com o aparato institucional. Seja como for, o debate que se tem adiante é um desafio muito relevante para o futuro das artes dentro dos sistemas educativos, não somente do país, como também do contexto latino-americano. Além de analisar ou evidenciar seus acertos ou infortúnios, neste texto fica claro que as instituições não são criadas, nem são destruídas, mas são transformadas, apenas mantendo as mesmas retóricas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.