A escola pública e o direito à palavra: violências simbólicas e intervenções artísticas sobre o silenciamento e a voz das estudantes

Autores

  • Marilia Alves de Carvalho

Resumo

 As reflexões aqui apresentadas têm sido construídas a partir da experiência como professora de Artes na Rede Municipal da cidade de São Paulo e compõem uma pesquisa de mestrado, em que pretendo discutir o papel da escola pública e do ensino da arte na formação da voz, do silêncio e do lugar social de fala dos e das estudantes. Considero o ambiente escolar e sua visualidade, seu cotidiano e a forma como as relações se estabelecem dentro desse espaço como elementos fundamentais para essa análise, assim como as questões de raça, classe e gênero, em diálogo com estudos da cultura visual e de identidade. Neste artigo, pontualmente, pretende-se iniciar uma discussão partindo da observação das propostas de intervenção artística na escola municipal onde atuo, como forma de ocupar o espaço da escola com as vozes das e dos estudantes e observar as repercussões e desdobramentos dessas ações.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/ Arte,1998.

______. A cultura visual antes da cultura visual. Educação, v. 34, n.3, Porto Alegre, 2011. p. 293 -301.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade – entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

FREIRE, Paulo, A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.

GALLO, Silvio. Educação anarquista: um paradigma para hoje. Piracicaba: Unimep, 1995.

HERNÁNDEZ, Fernando. De qué hablamos cuando hablamos de cultura visual? Educação e Realidade, v. 30, n. 2, 2005. p. 9-34. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2019.

______. A cultura visual como convite à deslocalização do olhar e o reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011. p. 31-49.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. de Marcelo Brandão Cipolla, São Paulo: Editora WMF Martin Fontes, 2017.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 7-24.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Contribuições da perspectiva metodológica ‘investigação baseada nas artes’ e da a/r/tografia para as pesquisas em educação. Santa Maria: UFSM, 2013.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento; Justificando, 2017.

Downloads

Edição

Seção

Artigos - Vozes em Luta