Da contenção à criação: experiência artístico-pedagógica na pandemia

Autores

  • Simone Carleto IA/ Unesp
  • Máximo José Gómez
  • Nerina Raquel Dip

Resumo

Resumo:O trabalho tem como objetivo descrever e refletir sobre o ensino virtual da matéria Técnicas de Atuação III da Licenciatura em Teatro da Universidade Nacional de Tucumán, Argentina. O curso foi desenvolvido no transcurso do ano acadêmico (de abril a dezembro de 2020) e contemplou a realização de uma composição a partir da seleção de seis monólogos da literatura dramática. O processo se dividiu em duas partes: a primeira, na qual foram desenvolvidos cinco estudos, com base em uma metodologia que denominamos variações e cujo objetivo foi experimentar, a partir de diferentes aspectos, a construção de materiais cênicos; a segunda, na qual foram realizados treinamentos de atuação ao vivo, a partir do que denominamos problemas compositivos.Palavras-chave: Teatro virtual. Técnicas de atuação. Performance teatral. Composição atoral.

Biografia do Autor

Simone Carleto, IA/ Unesp

Artista pedagoga, mestre, doutora e pós-doutoranda em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp/SP. Atriz do Canhoto Laboratório de Artes da Representação até 2008, com direção de Alexandre Mate. Coordenou a Escola Viva de Artes Cênicas e o Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança de Guarulhos. Professora do Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC Walmor Chagas). E-mail: sicarleto@gmail.com. ORCID: 0000-0001-9045-6957.

Máximo José Gómez

Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, atua como Professor Adjunto no curso de Licenciatura em Teatro da Faculdade de Artes da Universidade Nacional de Tucumán, nas matérias Atuação III e Investigação Teatral. É pesquisador e diretor de projetos de pesquisa PIUNT desde 2005. Atua como diretor teatral e gestor da sala La Colorida, de Tucumán. E-mail: maximogomez66@hotmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0843-4116.

Nerina Raquel Dip

Professora Adjunta de Técnicas de Actuação III e História de Estruturas Teatrais III, do curso de Licenciatura em Teatro - Faculdade de Artes da UNT. Integrante de projetos de pesquisa e do projeto "O teatro de grupo e sua incidência nos processos de construção de identidade cultural, em Tucumán no final do séc. XX", dirigido por Máximo Gómez. Codirigiu projetos de intercâmbio docente com o Mercosul (Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil) e Programa MAGA, Mobilidade Acadêmica de Grado, com a Pontifícia Universidade Católica do Perú. E-mail: nerinadip66@hotmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7692-167X.

Referências

BOGART, Anne. La preparación del director. Siete ensayos sobre teatro y arte. Madrid: Editorial Alba, 2008

CARRIGNON, Christian. 100 recetas de cocina. Revista Paso de Gato - Dossier Teatro de Objetos, no. 74. México, 2018. Disponible en https://issuu.com/galdiyu/docs/pdeg_74_digital_issuu

HEWITT, Paul G. Física conceptual. México DF: Editora Addison Wesley Longman, 1999.

LAPOUJADE, David. Las existencias menores. Buenos Aires: Editorial Cactus, 2018

LAPOUJADE, David. Deleuze: los movimientos aberrantes. Buenos Aires: Editorial Cactus, 2016.

LYOTARD J. F. O pós- moderno. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 1986.

ROSENFELD, Anatol. O Teatro épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.

QUILICI, Cassiano Sydow. O Ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Editora Annablume, 2015.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Editora Companhia Das Letras, 1993.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Edição

Seção

Dossiê Aquele que diz sim/ Aquele que diz não