Os Saberes de Terreiros de Candomblé e de Exu Para Pensar e Fazer Mediação de Leitura
Resumo
A proposta do artigo, resultado de pesquisa realizado no mestrado, é refletir sobre o fazer mediação de leitura a partir dos saberes de terreiros de candomblé e o corpo-corpus: a palavra e as atuações poética e política de um mediador de leitura a partir do orixá Exu, entidade mediadora do candomblé. Por meio do método autoetnográfico (Silva, 2017), a escrita e a reflexão partem da prática do autor de mediação com operários/os dentro de indústrias, principalmente de produção de sapatos em cidades do interior do estado de São Paulo, entre 2017 a 2019. Também, da experiência como filho de santo do terreiro de candomblé Nzó Kyloatala, que tem raízes nos povos bantus traficados para o Brasil durante o período escravocrata. O referencial teórico da investigação traz autoras/es que discutem temas como Exu (Silva, 2022), saberes de terreiros de candomblé (Machado, 2019), religião afrobrasileira, palavra (Martins, 2021) e leitura de mundo (Freire, 2011). Por meio da mediações realizadas e como conclusão da pequisa, o estudo propõe, a partir dos saberes de terreiros e do orixá Exu, pensar uma mediação de leitura contracolonial para o encanto, por meio das palavras e dos livros.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.