"Steps Must Be Gentle" e a presença de Hart Crane na obra de Tennessee Williams
Resumo
A peça em um ato, Steps Must Be Gentle – A Dramatic Reading for Two Performers (1980), de Tennessee Williams, tem seus aspectos não realistas investigados. São levantados os expedientes que apresentam digressão mimética, a fim de enquadrá-la como uma peça antirrealista: expressionismo, personagens irreais, ambientação e linguagem que se deslocam da realidade humana. Além disso, são analisadas as caracterizações dos personagens, o homem homossexual e a mulher divorciada – o poeta Hart Crane e sua mãe – nos contextos históricos, social e político do início da década de 1980. Conclui-se que a obra funciona majoritariamente como uma crítica ao final do governo de Jimmy Carter (1977-1981) e início da era Reagan (1982-1989), expondo personagens que estão à margem da campanha conservadora daquele momento histórico, abrangendo feminismo, homossexualidade e direitos humanos. Williams apresenta uma poética teatral que expõe a situação da mulher divorciada e do homem homossexual perante um Estado que negava licenças e condições democratas para a condição humana igualitária na sociedade imperialista e capitalista. Palavras-chave: Dramaturgia; Teatro; Era Reagan; AIDS.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.