"Steps Must Be Gentle" e a presença de Hart Crane na obra de Tennessee Williams

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Resumo

A peça em um ato, Steps Must Be Gentle – A Dramatic Reading for Two Performers (1980), de Tennessee Williams, tem seus aspectos não realistas investigados. São levantados os expedientes que apresentam digressão mimética, a fim de enquadrá-la como uma peça antirrealista: expressionismo, personagens irreais, ambientação e linguagem que se deslocam da realidade humana. Além disso, são analisadas as caracterizações dos personagens, o homem homossexual e a mulher divorciada – o poeta Hart Crane e sua mãe – nos contextos históricos, social e político do início da década de 1980. Conclui-se que a obra funciona majoritariamente como uma crítica ao final do governo de Jimmy Carter (1977-1981) e início da era Reagan (1982-1989), expondo personagens que estão à margem da campanha conservadora daquele momento histórico, abrangendo feminismo, homossexualidade e direitos humanos. Williams apresenta uma poética teatral que expõe a situação da mulher divorciada e do homem homossexual perante um Estado que negava licenças e condições democratas para a condição humana igualitária na sociedade imperialista e capitalista. Palavras-chave: Dramaturgia; Teatro; Era Reagan; AIDS.

Biografia do Autor

Luis Marcio Arnaut de Toledo, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Pós-doutorando no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-UNICAMP). Membro da Cia. Triptal.

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Publicado

2025-08-07