As infindas batalhas de coletivos teatrais inseridos na categoria do sujeito histórico teatro de grupo
um ser/estar para as gentes, no aqui-agora da periferia central da história
Resumo
O artigo apresenta a import6ancia de documentar o movimento de teatro de grupo como sujeito histórico, a partir de sua práxis teatral e suas manigfestações estético-representacionais. Defende que os registros hist'rocios do MTG apresentam uma perspectiva contra-hegemônica no fazer teatrl, em especial, quando elaborados pelos próprios integrantes dos coletivos, em mdoaldiade de regstro que se diferencial de outras análsies crítcias, exteriores à experiência dos grupos. Propõe-se contribuir para esta tarefa histórica urgente, ao tratar de um dos fenômenos mais significativos do Brasil na atualidade. Milton santos (1979, 1982), Foucault (1999) e Marlena Chauí (1998) estão entre os autores e autoras convocados ao debate em torno da resiliênica e vitalidade do movimento, com destaque aos ultimos trinta anos. Referenciando-se em extensa bibliografia, situa-se o teatro de grupo na história do teatro brasileiro e nomeia-se seuss elementos principais, projetando continuidades.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.