Quando a Transvanguarda encontrou a “Transpicália”

A noite em que 'A Moreninha' tirou o crítico italiano do sério

Autores

  • Bianca Andrade Tinoco Universidade de Brasília

Resumo

O artigo trata de uma passagem inusitada ocorrida no Rio de Janeiro em 1987: a ocasião em que uma palestra do crítico de arte italiano Achille Bonito Oliva, mentor teórico da Transvanguarda europeia, foi atravessada por uma performance do grupo A Moreninha, formado por artistas e críticos em atividade na capital fluminense àquela época. A ação, que expressou ironia e discordância em relação a uma suposta imposição dos conceitos elaborados por Bonito Oliva à produção artística no Brasil, terminou com uma reação agressiva do crítico, seguida de uma entrevista publicada na imprensa carioca na qual ele reprovou a atitude dos artistas e depreciou ícones da cultura brasileira. A performance também marcou um momento de cisão para A Moreninha – a decisão de realizá-la teve como consequência a saída de artistas que ambicionavam renome internacional. A partir de documentos e textos jornalísticos, apresenta-se uma análise da situação frente a uma conjuntura mais ampla das relações entre o sistema da arte e a produção da chamada Geração 80.

Downloads

Publicado

2024-03-01