Quando a Transvanguarda encontrou a “Transpicália”
A noite em que 'A Moreninha' tirou o crítico italiano do sério
Resumo
O artigo trata de uma passagem inusitada ocorrida no Rio de Janeiro em 1987: a ocasião em que uma palestra do crítico de arte italiano Achille Bonito Oliva, mentor teórico da Transvanguarda europeia, foi atravessada por uma performance do grupo A Moreninha, formado por artistas e críticos em atividade na capital fluminense àquela época. A ação, que expressou ironia e discordância em relação a uma suposta imposição dos conceitos elaborados por Bonito Oliva à produção artística no Brasil, terminou com uma reação agressiva do crítico, seguida de uma entrevista publicada na imprensa carioca na qual ele reprovou a atitude dos artistas e depreciou ícones da cultura brasileira. A performance também marcou um momento de cisão para A Moreninha – a decisão de realizá-la teve como consequência a saída de artistas que ambicionavam renome internacional. A partir de documentos e textos jornalísticos, apresenta-se uma análise da situação frente a uma conjuntura mais ampla das relações entre o sistema da arte e a produção da chamada Geração 80.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.