Diálogo sobre Representação e Representatividade no Teatro Paulistano Contemporâneo
o caso dos solos autorais
Resumo
Neste artigo, estruturado em forma de diálogo, dois artistas conversam sobre questões relativas à representação e à representatividade no teatro paulistano contemporâneo. Para tanto, partem de exemplos de espetáculos recentes que resguardam como principais características a autorrepresentação e o acúmulo de funções criativas (atuação mais dramaturgia e/ou direção), aos quais chamam de solos autorais. Ao longo do texto, o ator/autor e a atriz/autora debatem sobre questões éticas, políticas, poéticas e estéticas variadas que podem ajudá-los a compreender criticamente como esse arranjo cênico tem se apresentado, não apenas isoladamente em cada produção, mas sobretudo em conjunto e sob uma perspectiva histórica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.