Ensaio dos oprimidos para ruptura das opressões
o teatro no movimento sindical construindo utopia
Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo um curso livre de teatro criado por um Sindicato, que tomando as experiências do teatro de grupo brasileiro, constrói um currículo popular e político voltado este tempo e, com o devido recorte de classe. Seu ponto de partida é o Espaço Cultural criado e mantido pelo Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba, na realização de seu projeto de expansão, que reconhece nos processos formativos e nas formas populares de cultura oportunidades de contribuir com a luta por uma sociedade menos desigual, focando o atendimento nas diversidades de gênero, raça e sexualidades. Para tanto, o Sindicato cria e se coloca como mantenedor do curso de formação atoral "Jovens em (atu)Ação". A atuação do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba, assim, se expandiu com/como movimento social a partir de projeto de acolhimento e formação política de base, tendo o teatro de grupo com a perspectiva da luta de classes como ponto central desse processo. As metodologias híbridas nos proporcionam trazer à tona uma parte concreta dessa experiência social/teatral/interiorana e revolucionária, no que se refere aos processos formativos teatrais e à atuação sindical. Dentre as diversas reverberações desta prática, destacam-se as condições estruturais e procedimentos pedagógicos, políticos e afetivos no curso de teatro, em 2020 e 2021.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.