Relicário de Concreto - A luta dos Queixadas e a Greve da Fábrica de Cimento Portland Perus
inspirações e representações no teatro
Resumo
Este artigo aborda a história da Fábrica de Cimento Portland Perus, primeira fábrica de cimento do Brasil, sua importância para a verticalização de São Paulo e sua relação com a comunidade local. O texto destaca o processo criativo do espetáculo do Grupo Pandora de Teatro intitulado Relicário de Concreto, cuja criação foi inspirada na greve dos trabalhadores da fábrica, conhecida como Greve dos Queixadas, que durou cerca de sete anos durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil e deixou marcas significativas na história do bairro de Perus. O Grupo Pandora de Teatro, sediado no mesmo bairro, encontra inspiração nessas memórias para criar o espetáculo, que retrata a história de um jovem em busca de emprego na fábrica. O processo criativo explorou a relação entre teatro, memória e território, utilizando abordagens documentais e pessoais para resgatar e representar a luta dos trabalhadores. O artigo destaca a importância de preservar a memória coletiva, questionar as injustiças e valorizar as histórias dos que resistiram e lutaram por seus direitos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.