A poética dramatúrgica dos musicais anglófonos
Resumo
Nos últimos vinte anos, houve um grande aumento na produção de musicais anglófonos em São Paulo. Este gênero gerou um novo e amplo campo de trabalho artístico, inclusive, com a abertura de escolas especializadas para performers. Este artigo tem como objetivo analisar a poética dramatúrgica deste gênero de teatro musical, isto é, como o texto de tais peças é estruturado como convenção, tema ainda não investigado nos estudos acadêmicos do Brasil, que se voltam mais para questões de produção, de história, ou de técnicas de atuação, do que à análise da estrutura dos textos das peças. Para fins de exemplificação, são comentados trechos de quatro obras: Oklahoma!, de 1943; My fair lady, de 1956; Les Misérables, de 1985, e The Phantom of the Opera, de 1986. A pesquisa foi realizada por meio de documentos investigados em um estágio de pesquisa no exterior, junto à Brunel University London, durante o qual bibliografias, dramaturgias e dados inéditos no Brasil sobre a poética e a história dos musicais anglófonos foram coletados.Downloads
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