Como a experiência estética pode ampliar as condições de escuta, leitura e compreensão do mundo? Processos artísticos como invenção e ressignificação da realidade
Resumo
O objetivo deste artigo é trazer à luz o campo da criação artística como analogia da construção sensível do ser humano e a constituição de sua visão de mundo. Espera-se poder refletir sobre como o trabalho artístico se relaciona com processos subjetivos, conduzindo à transformação de aspectos psicológicos. Tomaremos a abordagem do Construtivismo Semiótico-Cultural em Psicologia como possibilidade de mediação de um diálogo entre Artes Cênicas e Psicologia, para a compreensão de processos e modos híbridos de criação, envolvendo a elaboração de produtos artísticos que aparecem, ressoam e ressignificam a vida cotidiana. Utilizaremos como material empírico os registros da atividade artístico-pedagógica do pesquisador, que atua como artista-orientador do Programa Vocacional da Prefeitura da cidade de São Paulo. A forma de análise dos resultados prezará pela compreensão do acontecimento artístico em sua interdependência e interrelação com a pessoa e inserida dentro de seu campo social. Consideramos que a experiência vivida da criação artística funde-se a uma pessoa também em construção, que vivencia, num espaço-tempo codificado, outras possibilidades e relações, percebendo no advento do artifício sua incompletude como potencialidade latente de reinvenção da própria realidade.Palavras-chaves: Artes da representação. Construtivismo Semiótico-cultural. Corporeidade. Processos artísticos. Programa Vocacional.Referências
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