Teatro Biogeográfico: uma proposta outra de Estágio no ensino de teatro afetado pelo tempo-espaço da pandemia
Resumo
Este trabalho objetiva legitimar o ensino de teatro nas escolas, por uma perspectiva descolonial, propondo uma forma outrade ensino a partir de corpos "biogeográficos". A proposta de um "Teatro Biogeográfico" foi pensada em contexto de aulas remotas, devido à pandemia causada pela Covid-19, adaptado a partir das Atividades Pedagógicas Complementares (APCs) utilizadas pelas escolas de Campo Grande – MS, nas quais a autora realizaria Estágio. No entanto, devido às exigências do Componente Curricular, a proposta foi modificada. O Estágio, então, se deu a partir da transposição entre as linguagens artísticas (ARAÚJO, 2021), dos conteúdos de Artes Visuais para Artes Cênicas, não possibilitando a realização da proposta prática inicial. A reflexão baseia-se em autores/as como Belém (2016), Bessa-Oliveira (2017, 2018, 2020 e 2021), entre outros/as, auxiliares no entendimento da temática. Apesar de sua não concretização prática, o projetode um Teatro Biogeográfico mostrou-se uma proposta potente não somente para tempos de pandemia, mas na construção do conhecimento através de um fazer artístico sensível, que se dá a partir da individualidade de cada corpo presente no processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Arte-Educação. Corpos Biogeográficos. Proposta descolonial.Referências
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