A sensibilidade de María Fux no exercício da pedagogia da dança

Autores

  • DÉBORAH MAIA DE LIMA

Resumo

Apesar da notoriedade de María Fux na Argentina, assim como em diversos países da América do Sul e da Europa, sua prática de ensino da dança - conhecida como Danzaterapia, metodo María Fux - continua sendo pouco estudada. Com o objetivo de aprofundar os fundamentos e as práticas constituintes no ensino da dança desta artista-pedagoga, foi realizada uma pesquisa de doutorado tendo como participantes a própria María Fux como sujeito principal e quinze participantes secundários. A partir dos resultados obtidos, foi possível identificar seis recursos pedagógicos utilizados por María Fux referentes a: o uso do humor; o uso do imaginário; as consignas imperativas; a modelagem; a organização do espaço; e a música. Como artista-pedagoga, María Fux traz para a sala de aula valores que lhe são próprios, e transpõe para sua pedagogia vivências artísticas, estimulando os alunos a viverem uma aula-espetáculo. O estímulo ao movimento, na visão de um corpo-sujeito e de uma oferta de qualidades de movimento, auxilia seus alunos a buscarem em suas próprias improvisações formas de se conectarem com seus corpos. Os recursos pedagógicos utilizados por María em sua prática evidenciam uma contribuição artística peculiar no modo de ensinar a dança.Palavras-chaves: María Fux. Ensino da dança. Recursos pedagógicos. Danzaterapia.

Biografia do Autor

DÉBORAH MAIA DE LIMA

Pós-doutoranda na McGill University. Doutora em Études et pratiques des arts-UQAM e em Artes Cênicas - UFBA. Mestre em Psicologia Clínica e Cultura-UNB. E-mail: deborah.maiadelima@mail.mcgill.ca. ORCID no. 0000-0001-8815-8555.

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Publicado

2022-02-05