Por trás das confissões: reflexões sobre a peça online (In)confessáveis – O jogo da verdade no palco virtual e na coxia solitária
Resumo
O que se pretende neste relato de processo é refletir sobre os procedimentos de criação da peça online (In)confessáveis – O jogo da verdade, trazendo conceitos de autobiografia e autoficção para pensar o teatro online em tempos pandêmicos. Alémde catalogar o processo do Coletivo Impermanente, tem-se o intuito de compartilhar a experiência do grupo e refletir sobre os desafios e sensações encontrados nesta nova forma de encenar e atuar. Discute-se o hibridismo entre teatro e audiovisual, que faz uma arte tão antiga e artesanal se relacionar intimamente com a tecnologia, saindo do campo da espera e dando lugar ao surpreendente, à descoberta e à experimentação. Palavras-chave: Autobiografia. Autoficção. Teatro online. Teatro brasileiro contemporâneo.Referências
CORNAGO, Óscar. Atuar “de verdade”. A confissão como estratégia cênica. Revista Urdimento, Florianópolis, ano 12, v. 13, p. 99-111, 2009. Disponível em https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/download/19375/12816. Acesso em: 11/12/2021.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Trad. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FIGUEIREDO, Vera Lúcia. Encenação da realidade: fim ou apogeu da ficção? Matrizes. v. 3, n. 1, p. 131-143, 2009. Disponível em https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38247. Acesso em: 13/12/2021.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 3: O cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
LEITE, Janaína. Autoescrituras performativas: do diário à cena. São Paulo: Perspectiva. 2017.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Org. Jovita Maria Gerheim Noronha. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.