Tradução: Introdução - Analisando Emoção e Teorizando o Afeto

Autores

  • Rafael Percino Instituto de Artes (Campus São Paulo) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Peta Tait
  • Lucia Regina Vieira Romano

Resumo

O crescente interesse no estudo das emoções e do afeto pode ser encontrado nas áreas das humanidades e das artes criativas da Austrália, onde já existe um estudo interdisciplinar nacionalmente fundado na história das emoções (DAMOUSI; DAVIDSON, 2021). Muito embora o estudo das emoções possa ser encontrado entre inúmeras disciplinas acadêmicas, historicamente são as artes cênicas que publicamente demonstram – tanto quanto as desafiam - ideias de expressão emocional na sociedade. A complexidade filosófica do teatro é descrita, por exemplo, na expectativa de Aristóteles em desenvolver a sociedade pela provocação de medo e piedade (ARISTÓTELES, 1987); A apreciação de Diderot por bons atores que não sentem as emoções que expressam (DIDEROT, 1957); e a rejeição de Bertolt Brecht da absorção emocional do público sem pensamento crítico (BRECHT, 1987). As complexidades da expressão e demonstração da emoção continuam a ser relevantes com o crescimento das tecnologias de comunicação no séc. XXI.

Biografia do Autor

Rafael Percino, Instituto de Artes (Campus São Paulo) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Bacharel em Artes Cênicas pelo IA/UNESP e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes também pela mesma universidade. Integra o Grupo de Pesquisa Poéticas Atorais do Instituto de Artes e o coletivo Pensamento por Imagem. E-mail: rafael.percino@unesp.br. ORCID: 0000-0003-1445-2000.

Peta Tait

Professora regular na Universidade de La Trobe e Professora Visitante na Universidade de Wollongong, Austrália. Associada à Australian Academy of Humanities. Dramaturga e escritora, é autora de diversas obras, tais como: Theory for Theatre Studies: Emotion (Bloomsbury Academic, 2021); Wild and Dangerous Performances: Animals Emotions, Circus (Palgrave Macmillan, 2012); Circus Bodies (Routledge, 2005); Performing Emotions (Routledge, 2002). ORCID: 0000-0002-1081-2710.

Lucia Regina Vieira Romano

Bacharel em Comunicação e Semiótica pela PUC, Doutora em Artes Cênicas pela ECA/USP. Docente do Instituto de Artes da Unesp. E-mail: lucia.romano@unesp.br. ORCID: 0000-0001-8528-1793.

Referências

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Referências do artigo original

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Publicado

2022-02-05