Travessias do Aprendizado

Autores

  • Simone Carleto Instituto de Artes da Unesp

Resumo

Relato acerca do tópico Metodologias da Pesquisa em Arte, concernente à matéria Seminários de Pesquisa, ministrada por Alexandre Mate e Simone Carleto. Trata da abordagem quanto ao processo de pesquisa. Para tanto, decupa os conceitos de pesquisa, método e metodologia. Pesquisa, no sentido exposto, refere-se à investigação contínua e aprofundada de determinado tema ou área. Método, em pesquisa científica, diz respeito às linhas mestras que embasam a perspectiva ou ponto de vista da análise do(s) objeto(s) de pesquisa. Nessa linha, a metodologia trata dos caminhos pelos quais a busca seguirá, traduzindo em procedimentos e chaves de leitura dos dados encontrados durante a investigação. Também apresenta especulações acerca das concepções hegemônicas na área de metodologias da pesquisa, elencando linhas básicas de diferentes proposições. Ancora-se nas vivências artístico-pedagógicas, nas quais Alexandre Mate apresenta-se como obstinado procurador das formas de produção que abarquem a busca permanente de uma postura crítica-criativa-transformadora. O texto faz parte de um tríptico, em conjunto com Apontamentos quanto aos Procedimentos Desenvolvidos em Aula “Mediada” por Procedi(enquadra)mento Virtual..., de autoria de Alexandre Mate, e Manifesto poliédrico-estético-político afetivo by a Chorus of Distant Bodies, construído por estudantes do curso citado, publicados em conjunto na edição 13 da Revista Rebento, no ano de 2020.Palavras-chaves: Metodologia da pesquisa. Ensino híbrido. Pesquisa em Artes Cênicas. Epistemologia práxica.

Biografia do Autor

Simone Carleto, Instituto de Artes da Unesp

Artista pedagoga, mestre, doutora e pós-doutoranda em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp/SP. Atriz do Canhoto Laboratório de Artes da Representação até 2008, com direção de Alexandre Mate. Coordenou a Escola Viva de Artes Cênicas e o Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dan- ça de Guarulhos. Professora do Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC Walmor Chagas). E-mail: sicarleto@gmail.com. ORCID: 0000-0001-9045-6957.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. São Paulo: Brasilien- se, 1999.

DARCY DE OLIVEIRA, Rosiska; DARCY DE OLIVEIRA, Miguel. Pesquisa social e ação educativa: conhecer a realidade para poder transformá-la. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. São Paulo: Brasi- liense, 1999.

DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 1985.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Sou- za, São Paulo: Perspectiva, 2002.

FREIRE, Paulo. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999. p. 34-41.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio Ancizar. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, Ivani. (org.) Metodologia da pesqui- sa educacional. São Paulo: Cortez, 2010. p. 91-115.

GOMES, Alberto. Considerações sobre a pesquisa científica: em busca de caminhos para a pesquisa científica. Disponível em: https://www.fct. unesp.br/Home/Departamentos/Educacao/AlbertoGomes/aula_consi- deracoes-sobre-a-pesquisa.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.

GONZÁLEZ REY, Fernando. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os pro- cessos de construção da informação. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. Petrópolis: Vozes, 1997.

LÜDKE, Menga. Cap. 1: Introdução à pesquisa: para que e o que pesqui- sar em educação? In: FAZENDA, I. (org.) Novos enfoques da pesquisa edu- cacional. São Paulo: Cortez, 1992. p. 9-50.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens quali- tativas. São Paulo: EPU, s/d.

LUNA, Sérgio. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1997.

TAPAJÓS, Maurício; PINHEIRO, Paulo César. Pesadelo. Rio de Janeiro: Odeon, 1972.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2014.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP; Annablume, 2001.

ZAMBONI, Silvio. Pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência. Cam- pinas: Autores Associados, 2012.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Edição

Seção

Dossiê Aquele que diz sim/ Aquele que diz não