EM BUSCA DO CORPO PERDIDO: O ENSINO DAS ARTES DIANTE DO PARADOXO PANDÊMICO

Autores

Resumo

Este artigo busca reunir reflexões sobre o paradoxo das artes cênicas no atual contexto cultural pandêmico. Levantaremos percepções analíticas sobre as reações e ponderações em curso, na medida do possível, na situação emergencial a que a sociedade tem sido submetida nos últimos meses. Para isso, traremos aqui algumas apreensões que falam, primeiro, de como a experiência cultural cênica começa a ser (re)pensada e absorvida após o impacto da pandemia. Seguindo de perto a linha de pensamento ligada à Filosofia do Teatro, de Jorge Dubatti, propomos neste artigo algumas reflexões sobre as relações e diferenças entre convívio e tecnovívio, e como essa visão se insere nas práticas da formação teatral na universidade e naescola de artes. Desse lugar inicial, trazemos diferentes avaliações de professores que mostram como isso tem sido recebido na formação profissional do artista cênico. É nesta base que se discutem possibilidades que vão do SIM ao NÃO, diante da alternativa da educação à distância em Artes Cênicas.Palavras-chave: Cultura cênica. Educação artística. Teatro. Pandemia.

Biografia do Autor

Jose Manuel Lázaro de Ortecho, Pontificia Universidad Católica del Perú - Departamento de Artes Escénicas

Ator, dramaturgo, professor e pesquisador de Artes Cênicas. Pós-graduação (mestrado e doutorado) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP). Professor e pesquisador na Faculdade de Artes Cênicas da Pontifícia Universidade Católica do Peru (FARES- PUCP). E-mail: jlazarod@ pucp.edu.pe. ORCID: 0000-0002-8320-5540.

Referências

COULASSO, Juan. Coronavirus y artes escénicas: reinventar el teatro. An- fibia, 2000. Universidad Nacional de San Martín. Disponível em: http:// revistaanfibia.com/ensayo/reinventar-elteatro/?fbclid=IwAR0fxip30H- 7JBQDfXbjsK9ylZMFjmFmuGEyfexAZLTcvA_cTxeGLJ6-0C7Y. Acesso em: 06 nov. 2020.

ELÉSPURU, E. Barraza. Un teatro para la pandemia: alternativas para la creación escénica en tiempos del nuevo coronavirus en el Perú, a propó- sito del proyecto virtual «Sin filtro» del Teatro Británico. Desde el Sur, 12, (1), p. 263-284, 2020. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo. php?pid=S2415-09592020000100263&script=sci_arttext. Acesso em: 06 nov. 2020.

DUBATTI, Jorge. Experiencia teatral, experiencia tecnovivial: ni identi- dad, ni campeonato, ni superación evolucionista, ni destrucción, ni vín- culos simétricos. Revista Rebento, São Paulo, n. 12, p. 8-32. jan - jun 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ia.unesp

EQUIPO HIEDRA. HiedraFM: desafíos en educación para las artes escénicas en pandemia. Revista Hiedra. 20 de agosto de 2020. Disponível em:https://revistahiedra.cl/hiedrafm/hiedrafm-desafios-en-educacion-pa- ra-las-artes-escenicas-en-pandemia/ Acesso em: 06 nov. 2020.

INSTITUT DEL TEATRE. El arte no se detiene. La Vanguardia, 26/05/2020. Disponível em: https://www.lavanguardia.com/vida/ju- nior-report/20200526/481443862900/arte-no-detiene.html. Acesso em: 06 nov. 2020.

NOVAK, Juan Ignacio. El teatro es cuerpo y justamente uno de los proble- mas de la pandemia es el cuerpo. Entrevista con el crítico e historiador teatral Jorge Dubatti. El Litoral, 04/04/2020. Disponível em: https:// www.ellitoral.com/index.php/id_um/233218-el-teatro-es-cuerpo-y- -justamente-uno-de-los-problemas-de-la-pandemia-es-el-cuerpo-en- trevista-con-el-critico-e-historiador-teatral-jorge-dubatti-escenarios- -amp-sociedad.html Acesso em: 06 nov. 2020.

SATIZÁBAL, Carlos. Las artes escénicas y la pandemia: notas para un elogio de la presencia. El Espectador, Opinión, 19/05/2020.

Disponível em: nal/las-artes-escenicas-y-la-pandemia-notas-para-un-elogio-de- -la-presencia-articulo-920225/+&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 06 nov. 2020.

Em busca do corpo perdido: o ensino das artes diante do paradoxo pandêmico

https://www.elespectador.com/noticias/nacio-

SEPÚLVEDA, Marina. El desafío de enseñar disciplinas artísticas en tiem- pos de crisis y pandemia. Télam, Cultura, 03/05/2020. Disponível em: https://www.telam.com.ar/notas/202005/459186-aislamiento-ense- nanza-educacion-artistica.html. Acesso em: 06 nov. 2020.

TRT. El teatro y la pandemia, cuando las artes escénicas curaban enfer- medades. TRT, 12/05/2020. Disponível em: https://www.trt.net.tr/ espanol/cultura-y-arte/2020/05/12/el-teatro-y-la-pandemia-cuando- -las-artes-escenicas-curaban-enfermedades-1415436. Acesso em: 06 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Edição

Seção

Dossiê Aquele que diz sim/ Aquele que diz não