A fruição estética do espectador teatral em tempos de pandemia: inquietações de uma arte-educadora em estado de atenção
Resumo
Este texto busca analisar a situação atual do teatro e da arte-educação no contexto de pandemia buscando direcionar o olhar para a figura do espectador teatral. O indivíduo espectador como aquele que olha, ouve, sente, executa, imagina e produz, seja com base em estímulos vindos das propostas artísticas ou de outros lugares que habitam o ambiente teatral, os quais o impulsionam a se tornar um agente criativo e fundamental frente à obra cênica. A atitude do espectador é discutida partindo da sua relação com a obra artística no atual contexto, de confinamento, a qual se contrasta da relação pré-pandemia, baseada na presença física. Se colocam frente a frente algumas oposições: o teatro vital e o virtual; a presença física e a remota, a cultura do convívio e do tecnovívio, e o encontro territorializado e desterritorializado. Para realizar tal análise reuniram-se reflexões filosófico-políticas apresentadas pelo teórico argentino Jorge Dubatti (2020) das quais abordam perguntas sobre existência, conhecimento, ética, política e educação no contexto teatral. Esta reflexão-narrativa objetiva contribuir com outras formas de endereçamento da experiência e estudos do espectador teatral e da educação estética, principalmente no recorte do acontecimento teatral e ensino em fase de migração devido a pandemia de coronavírus. Palavras-chave:Arte Educação. Espectador. Pedagogia do Teatro. Pandemia.Referências
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