Manifesto poliédrico-estético-político afetivo por um coro de corpos distantes
Resumo
Manifesto coletivo elaborado por estudantes de mestrado do Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp criado como finalização do curso “Seminários de Pesquisa I”, ministrada à distância via Google Meet pelo Professor Alexandre Mate e pela Professora Simone Carleto, entre os meses de março e julho de 2020. Na obra, os/as estudantes manifestam, de modo poético, o percurso trilhado, imbricando referências, impressões, afetos e atravessamentos. As leituras de cada integrante sobre a experiência se manifestam como um coro, a partir do qual pode-se visualizar-ouvir vozes diversas. Os pontos de vista diferenciados, de acordo com o repertório de cada pesquisador(a), possibilitam o exercício de leitores no sentido de formar imagens caleidoscópicas, ou seja, em permanente movimento e transformação. Colocam-se autoras e autores estudados em diálogos múltiplos com as e os estudantes, de modo que poeticamente podem se encontrar à beira da fogueira, forma ancestral de partilha. As reflexões são compostas de metáforas, relações com os projetos de pesquisa e revelam a busca sensível e crítica de formas de criação e investigação cênica. O texto faz parte de um tríptico, em conjunto com Apontamentos quanto aos Procedimentos Desenvolvidos em Aula “Mediada” por Procedi(enquadra)mento Virtual..., de autoria de Alexandre Mate, e Travessias do Aprendizado, por Simone Carleto, publicados em conjunto na edição 13 da Revista Rebento, no ano de 2020.Palavras-chaves: Manifesto. Pesquisa em artes. Escrita poética. Criação artística. Ensino-aprendizagem remoto.Referências
BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. Conferência pronunciada no Instituto para o Estudo do Fascismo, em 27 de abril de 1934. In: ____. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet, São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 120-136. [Obras Escolhidas, v. 1]
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. Trad. Diogo Mainardi, São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva. Trad. Beatriz. Sidou, São Paulo: Vértice, 1990. ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
HARRIET, Fulchran-Jean. Oedipus at Colonus, 1798. Disponível em https://www.clevelandart.org/art/2002.3. Acesso em: 26 out. 2020.
PODKOWÍNSKI, Władysław. Frenzy of Exultations, 1893. Disponível em http://www.palacwchrzesnem.pl/en_frenzy_of_exultations. Acesso em: 26 out. 2020.
SÓFOCLES. Antígone. Trad. Trajano Vieira, São Paulo: Perspectiva, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.