Manifesto poliédrico-estético-político afetivo por um coro de corpos distantes

Autores

  • Carol Rocha Ewasi Instituto de Artes da Unesp

Resumo

Manifesto coletivo elaborado por estudantes de mestrado do Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp criado como finalização do curso “Seminários de Pesquisa I”, ministrada à distância via Google Meet pelo Professor Alexandre Mate e pela Professora Simone Carleto, entre os meses de março e julho de 2020. Na obra, os/as estudantes manifestam, de modo poético, o percurso trilhado, imbricando referências, impressões, afetos e atravessamentos. As leituras de cada integrante sobre a experiência se manifestam como um coro, a partir do qual pode-se visualizar-ouvir vozes diversas. Os pontos de vista diferenciados, de acordo com o repertório de cada pesquisador(a), possibilitam o exercício de leitores no sentido de formar imagens caleidoscópicas, ou seja, em permanente movimento e transformação. Colocam-se autoras e autores estudados em diálogos múltiplos com as e os estudantes, de modo que poeticamente podem se encontrar à beira da fogueira, forma ancestral de partilha. As reflexões são compostas de metáforas, relações com os projetos de pesquisa e revelam a busca sensível e crítica de formas de criação e investigação cênica. O texto faz parte de um tríptico, em conjunto com Apontamentos quanto aos Procedimentos Desenvolvidos em Aula “Mediada” por Procedi(enquadra)mento Virtual..., de autoria de Alexandre Mate, e Travessias do Aprendizado, por Simone Carleto, publicados em conjunto na edição 13 da Revista Rebento, no ano de 2020.Palavras-chaves: Manifesto. Pesquisa em artes. Escrita poética. Criação artística. Ensino-aprendizagem remoto.

Biografia do Autor

Carol Rocha Ewasi, Instituto de Artes da Unesp

Artista pedagoga (atuação e direção), mestre, doutora e pós-doutoranda em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Atriz do Canhoto Laboratório de Artes da Representação de 2001 a 2008, com direção de Alexandre Mate. Coordenou a Escola Viva de Artes Cênicas e o Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança de Guarulhos. Diretora e assessora de diversos grupos teatrais e autora de ensaios e artigos nas áreas de pedagogia, crítica e interpretação teatral. Professora do Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC Walmor Chagas).

Referências

BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. Conferência pronunciada no Instituto para o Estudo do Fascismo, em 27 de abril de 1934. In: ____. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet, São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 120-136. [Obras Escolhidas, v. 1]

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. Trad. Diogo Mainardi, São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva. Trad. Beatriz. Sidou, São Paulo: Vértice, 1990. ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

HARRIET, Fulchran-Jean. Oedipus at Colonus​, 1798. Disponível em https://www.clevelandart.org/art/2002.3​. Acesso em: 26 out. 2020.

PODKOWÍNSKI, Władysław. Frenzy of Exultations​, 1893. Disponível em ​http://www.palacwchrzesnem.pl/en_frenzy_of_exultations​. Acesso em: 26 out. 2020.

SÓFOCLES. Antígone. Trad. Trajano Vieira, São Paulo: Perspectiva, 2009.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Edição

Seção

Dossiê Aquele que diz sim/ Aquele que diz não