Apontamentos quanto aos procedimentos desenvolvidos em aula “mediada” por procedi(enquadra)mento virtual..

Autores

  • Alexandre Luiz Mate

Resumo

Relato sobre matéria ministrada a estudantes de mestrado do Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp durante a matéria “Seminários de Pesquisa I”, ministrada à distância, via Google Meet, pelo professor Alexandre Mate e pela professora Simone Carleto, entre os meses de março e julho de 2020. Na reflexão são apresentadas todas as referências documentais de que se lançou mão para desenvolvimento do curso em epígrafe. O curso foi estruturado a partir de seis eixos básicos: senso comum/ preconceito, cultura, história, memória, engajamento/ militância política e teatro, cada qual contando com bibliografias específicas. Experimentações e narrativas foram propostas, completando a proposição metodológica: escrita de cartas de amor, autorretratos e o desafio de fazer um bolo sem alguns ingredientes tradicionais. O texto faz parte de um tríptico, em conjunto com Travessias do Aprendizado, por Simone Carleto; e Manifesto Poliédrico-estético- político Afetivo por um Coro de Corpos Distantes, por estudantes do curso citado, publicados em conjunto na edição 13 da Revista Rebento.Palavras-chave: Pedagogia do teatro. Pesquisa em artes cênicas. Proposição práxico-polifônica. Ensino-aprendizagem remoto.

Biografia do Autor

Alexandre Luiz Mate

Nascido no bairro operário de Vila Anastácio (SP). Filho de mãe operária. Estudante de escola pública (à exceção da graduação). Doutor em História So- cial e Mestre em Teatro (ambas pela USP); professor aposentado da graduação do Instituto de Artes da Unesp, mas inserido na pós-graduação da mesma ins- tituição. Atua como pesquisador nas mais diversas áreas ligadas à linguagem teatral. E-mail: alexandre_mate@yahoo.com.br. ORCID: 0000-0001-9593-601X

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Publicado

2021-01-19

Edição

Seção

Dossiê Aquele que diz sim/ Aquele que diz não