O que estamos fazendo? Ensaio sobre a virtualidade dos espaços, relações e sujeitos nas aulas remotas de Teatro

Autores

  • Flavio Vieira de Melo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí
  • João Armando Fabbro Conservatório de Tatuí
  • Thiago de Castro Leite Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

Resumo

Partindo de experiências práxicas, três professores de teatro do interior do Estado de São Paulo escrevem suas reflexões sobre múltiplas dificuldades enfrentadas no percurso formativo do ano letivo de 2020, durante o transcorrer da pandemia da COVID-19. Evidenciando e questionando três aspectos que impactam diretamente as aulas remotas - o espaço, a relação entre os participantes (professores/estudantes/instituições) e os modos de efetivação das aulas -, buscam examinar, problematizar e ampliar os olhares para o presente que os atravessa. Para tanto, recorrem a um modelo de texto ensaístico, híbrido, que conjuga a um só tempo narrativa e reflexão, invenção e análise.Palavras-chave: Teatro remoto. Ensino remoto. Aulas virtuais. Pedagogia do teatro.

Biografia do Autor

Flavio Vieira de Melo, Conservatório Dramático e Musical de Tatuí

Ator, diretor e professor de teatro, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR/Sor, especialista em Metodologia do Ensino de Artes UNINTER, graduado em Teatro/Arte-Educação pela Universidade de Sorocaba - UNISO. Professor titular no Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos",  de Tatuí; Professor de Iniciação Teatral e Teatro Político no Sindicato dos Condutores de Sorocaba. Membro fundador, diretor, produtor e ator do grupo teatral Nativos Terra Rasgada (2003 - atual). Integra o grupo de pesquisa Crítica aos Espetáculos de Rua: critérios, reflexão e produção de críticas (UNESP/IA). E-mail: flaviomelo@nativosterrarasgada.com.br. ORCID: 0000-0002-2777-6998.

João Armando Fabbro, Conservatório de Tatuí

Ator e Arte Educador. Mestre pela Universidade de Campinas – UNICAMP. Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Estudou na Escola Municipal de Circo de Londrina. Docente no Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", de Tatuí. Integrante da Nossa Trupe Teatral (Tatuí-SP). E-mail: joaofabbro@gmail.com.  ORCID: 0000-0002-4352-7828.

Thiago de Castro Leite, Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Graduado em Licenciatura em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP. Integra a Nossa Trupe Teatral e o Grupo de Estudos sobre Educação e o Pensamento Contemporâneo (GEEPC), da FE/USP. Docente no Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", de Tatuí. E-mail: Thiago.castroleite@gmail.com. ORCID: 0000-0003-1806-7353.

Referências

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Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Dossiê Aquele que diz sim/ Aquele que diz não