Metodologia(s) da Pesquisa em tempos de COVID-19 e ensino à distância: experiências, reflexões, provocações.

Autores

  • Levi Fernando Lopes Vieira Pinto Instituto de Artes UNESP

Resumo

Neste texto, compartilho minha experiência como docente na disciplina “Metodologia da Pesquisa” para a turma de Bacharelado em Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNESP. Mais do que somente relatar, procuro refletir sobre os modos e procedimentos usualmente adotados no âmbito pedagógico para introduzir discentes da graduação no universo da pesquisa científica. Essas questões foram suscitadas, sobretudo, em decorrência da condição de isolamento social, imposta pela pandemia de Covid-19. Qual a importância do ensino de Metodologia da Pesquisa para discentes em artes, especialmente em tempos de isolamento? Como desenvolver práticas pedagógicas potentes no ensino remoto? Como repensar o relacionamento entre o “eu” e o “objeto de pesquisa”, minimizando a noção de distanciamento frio e o sentimento de não pertencimento na academia?  Ainda que haja lugares que buscam transgredir essa lógica, na interação com as/os discentes ainda é possível verificar essa imagem de tensão entre pesquisadora/or e teoria. Assim, explicito alguns dos caminhos didáticos que encontrei para discutir e desconstruir esse imaginário, a exemplo da proposta de um exercício de escrita poética em tempos onde a pandemia e as dificuldades impostas pelas aulas remotas me conduziram.   Palavras-chaves: Metodologia da pesquisa. Ensino à distância. Didática. Processos educacionais.

Biografia do Autor

Levi Fernando Lopes Vieira Pinto, Instituto de Artes UNESP

Mestre e Doutorando em Arte e Educação no Instituto de Artes da UNESP e Licenciado em Música pela mesma instituição. Pesquisador do GPIHMAE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imagem, História e Memória, Mediação, Arte e Educação), do IA-UNESP. E-mail: fernando.lopes@unesp.br. ORCID: 0000-0002-4723-3894.

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Trabalhos em sala

ARRANQUE AS ERVAS DANINHAS QUE CRESCEM EM VOCÊ. Imagem produzida por L.M. e enviada via ClassRoom, como parte da atividade “Processos de Escrita/Processo de narrar-se”, em 3 de setembro de 2020.

ELENA FERRANTE. Texto produzido por S.C. e enviado via ClassRoom, como parte do exercício “Processos de Escrita/Processo de narrar-se”, em 17 de setembro de 2020.

METÁFORA DA PESCA. Texto produzido por R.Y. e enviado via ClassRoom, como parte da atividade “Processos de escrita/Processos de narrar(-se)”, em 8 de setembro de 2020.

SEM TÍTULO. Poema escrito por N.S. e enviado via ClassRoom, como parte da atividade “Processos de escrita/processos de narrar(-se)”, em 27 de agosto de 2020.

SEM TÍTULO. Imagem produzida por S.C.e enviada via ClassRoom, como parte do exercício “Processos de Escrita/Processo de narrar-se”, em 3 de setembro de 2020.

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Publicado

2021-01-19

Edição

Seção

Dossiê Aquele que diz sim/ Aquele que diz não