Metodologia(s) da Pesquisa em tempos de COVID-19 e ensino à distância: experiências, reflexões, provocações.
Resumo
Neste texto, compartilho minha experiência como docente na disciplina “Metodologia da Pesquisa” para a turma de Bacharelado em Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNESP. Mais do que somente relatar, procuro refletir sobre os modos e procedimentos usualmente adotados no âmbito pedagógico para introduzir discentes da graduação no universo da pesquisa científica. Essas questões foram suscitadas, sobretudo, em decorrência da condição de isolamento social, imposta pela pandemia de Covid-19. Qual a importância do ensino de Metodologia da Pesquisa para discentes em artes, especialmente em tempos de isolamento? Como desenvolver práticas pedagógicas potentes no ensino remoto? Como repensar o relacionamento entre o “eu” e o “objeto de pesquisa”, minimizando a noção de distanciamento frio e o sentimento de não pertencimento na academia? Ainda que haja lugares que buscam transgredir essa lógica, na interação com as/os discentes ainda é possível verificar essa imagem de tensão entre pesquisadora/or e teoria. Assim, explicito alguns dos caminhos didáticos que encontrei para discutir e desconstruir esse imaginário, a exemplo da proposta de um exercício de escrita poética em tempos onde a pandemia e as dificuldades impostas pelas aulas remotas me conduziram. Palavras-chaves: Metodologia da pesquisa. Ensino à distância. Didática. Processos educacionais.Referências
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Trabalhos em sala
ARRANQUE AS ERVAS DANINHAS QUE CRESCEM EM VOCÊ. Imagem produzida por L.M. e enviada via ClassRoom, como parte da atividade “Processos de Escrita/Processo de narrar-se”, em 3 de setembro de 2020.
ELENA FERRANTE. Texto produzido por S.C. e enviado via ClassRoom, como parte do exercício “Processos de Escrita/Processo de narrar-se”, em 17 de setembro de 2020.
METÁFORA DA PESCA. Texto produzido por R.Y. e enviado via ClassRoom, como parte da atividade “Processos de escrita/Processos de narrar(-se)”, em 8 de setembro de 2020.
SEM TÍTULO. Poema escrito por N.S. e enviado via ClassRoom, como parte da atividade “Processos de escrita/processos de narrar(-se)”, em 27 de agosto de 2020.
SEM TÍTULO. Imagem produzida por S.C.e enviada via ClassRoom, como parte do exercício “Processos de Escrita/Processo de narrar-se”, em 3 de setembro de 2020.
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