Ensino de Arte em Tempos de Pandemia: experiências de ateliê na Escola de Artes Fritz Alt (EAFA)

Autores

Resumo

O texto relata uma experiência de um curso de ateliê online da Escola de Artes Fritz Alt (EAFA) de Joinville/SC, realizado durante a pandemia do coronavírus em 2020. As ações foram desencadeadas objetivando enfocar artistas mulheres nas artes visuais e produzir trabalhos artísticos sobre um tema lançado. Os temas propostos foram “pandemia”, “uso de tecnologias” e “liberdade”, por meio do estudo da vida e obra das artistas Remedios Varo, Yayoi Kusama e Hannah Höch. Os alunos foram instigados a escrever sobre o próprio trabalho, o que demonstrou ser uma eficiente estratégia pedagógica, pois através da escrita os alunos fizeram relações da vida e obra das artistas estudadas com problemáticas urgentes da contemporaneidade, como questões de gênero e a importância da ciência em tempos de pandemia. Os trabalhos resultaram em experiências artísticas reflexivas individuais e coletivas no ciberespaço. A estruturação das aulas do ateliê, a trajetória poética dos alunos e seus desdobramentos indicaram um percurso metodológico cartográfico manifestado em processos virtuais de ensinar e produzir arte na pandemia. O ensino remoto promoveu novas relações de ensino-aprendizagem e, apesar das constantes limitações e dificuldades impostas por essa modalidade, o ateliê potencializou a criatividade e abriu espaços de visibilidade para artistas mulheres. Palavras-chave: Ateliê. Desenho. Pintura. Ensino das artes visuais. Ensino remoto.

Biografia do Autor

Juliana Rossi Gonçalves, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade, com bolsa CAPES-PROSUC, e Mestra em Educação pela Universidade da Região de Joinville. Especialista em Arte-Educação pela Faculdade Pe. João Bagozzi (Curitiba/PR) e licenciada em Artes Visuais na UNIVILLE. Artista visual e professora de Desenho e Pintura na Escola de Artes Fritz Alt, na Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, em Joinville/SC. Integrante do Grupo de Pesquisa Imbricamentos de Linguagens (CNPq). E-mail: julirossi@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5314-9218.

Taiza Mara Rauen Moraes, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora e Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Letras pela Universidade do Contestado (UnC). Professora titular da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade e no curso de Licenciatura/Bacharelado em Letras. Coordena o projeto Deslocamentos de linguagens e interfaces culturais (DESLISE I /FAP UNIVILLE), e é líder do Grupo de Pesquisa Imbricamentos de Linguagens (CNPq). E-mail: moraes.taiza@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6389-1133.

Referências

BBC NEWS BRASIL. Coronavírus: OMS declara pandemia. BBC News Brasil. 11 mar. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-51842518. Acesso em: 8 nov. 2020.

BRAGON, Ranier; MATTOSO, Camila. Feminicídio cresce no Brasil e explode em alguns estados. Folha de S. Paulo, 22 fev. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/02/feminicidio-cresce-no-brasil-e-explode-em-alguns-estados.shtml. Acesso em: 7 nov. 2020.

BRASIL. Sobre a doença. Portal do Ministério da Saúde. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. Acesso em: 27 set. 2020.

CALLEGARO, Tânia. Ensino da arte na internet: contexto e pontuações. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 139-149.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Tradução: Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2013.

GIRARDI, Giovana. Liderado por mulheres, grupo que sequenciou genoma do coronavirus vive fama repentina. O Estado de S. Paulo, 4 mar. 2020. Disponível em: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,liderado-por-mulheres-grupo-de-pesquisa-que-sequenciou-genoma-do-coronavirus-vive-famarepentina,70003219077. Acesso em: 7 nov. 2020.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro et al. As mulheres praticando ciência no Brasil. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 11-30, abr. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1805-9584-2016v24n1p11. Acesso em: 7 nov. 2020.

LAMPERT, Jociele; FACCO, Marta. Caderno Ateliê: reflexões sobre metodologias operativas no estúdio de pintura. Matéria-Prima, Lisboa, v. 6, n. 3, p. 27-36, 2018. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/37790/2/ULFBA_MP_v6_iss3_p27-36.pdf. Acesso em: 9 nov. 2020.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.

MACHADO, Bárbara Tavares Schiavon. Documentação de experiências artísticas em livros de artista. Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, Vitória, n. 18, p. 76-95, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/30356/21298. Acesso em: 3 dez. 2020.

OLIVEIRA, Andréia Machado. Aspectos biológicos e afetivos em arte e tecnologia. Porto Arte: Revista de Artes Visuais, Porto Alegre, v. 24, n. 40, p. 1-15, jan./jun. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2179-8001.93550. Acesso em: 3 dez. 2020.

CORONAVÍRUS//BRASIL. Painel Coronavírus. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 27 set. 2020.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

REY, Sandra. A notável distopia do sujeito nos mundos virtuais. Porto Arte: Revista de Artes Visuais. Porto Alegre, v. 24, n. 40, p. 1-15, jan./jun. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2179-8001.94209. Acesso em: 3 dez. 2020.

PESQUISA FAPESP. Títulos de doutorado no Brasil – participação feminina. Revista Pesquisa Fapesp, São Paulo, ed. 277, p. 11, mar. 2019. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/titulos-de-doutorado-no-brasil-participacao-feminina/. Acesso em: 7 nov. 2020.

URIARTE, Mônica Zewe. Escola, Música e Mediação Cultural. Curitiba: Appris, 2017.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO - Coronavirus Disease (COVID-19) Dashboard. OMS. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 8 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Edição

Seção

Dossiê Aquele que diz sim/ Aquele que diz não