Ensino de Arte em Tempos de Pandemia: experiências de ateliê na Escola de Artes Fritz Alt (EAFA)
Resumo
O texto relata uma experiência de um curso de ateliê online da Escola de Artes Fritz Alt (EAFA) de Joinville/SC, realizado durante a pandemia do coronavírus em 2020. As ações foram desencadeadas objetivando enfocar artistas mulheres nas artes visuais e produzir trabalhos artísticos sobre um tema lançado. Os temas propostos foram “pandemia”, “uso de tecnologias” e “liberdade”, por meio do estudo da vida e obra das artistas Remedios Varo, Yayoi Kusama e Hannah Höch. Os alunos foram instigados a escrever sobre o próprio trabalho, o que demonstrou ser uma eficiente estratégia pedagógica, pois através da escrita os alunos fizeram relações da vida e obra das artistas estudadas com problemáticas urgentes da contemporaneidade, como questões de gênero e a importância da ciência em tempos de pandemia. Os trabalhos resultaram em experiências artísticas reflexivas individuais e coletivas no ciberespaço. A estruturação das aulas do ateliê, a trajetória poética dos alunos e seus desdobramentos indicaram um percurso metodológico cartográfico manifestado em processos virtuais de ensinar e produzir arte na pandemia. O ensino remoto promoveu novas relações de ensino-aprendizagem e, apesar das constantes limitações e dificuldades impostas por essa modalidade, o ateliê potencializou a criatividade e abriu espaços de visibilidade para artistas mulheres. Palavras-chave: Ateliê. Desenho. Pintura. Ensino das artes visuais. Ensino remoto.Referências
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