Ensino, flexibilização e resiliência: reflexões sobre docência em tempos de pandemia

Autores

  • Isabel Orestes Silveira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Glaucia Davino Pos-doutoramento em andamento, Instituto de Artes - UNESP na UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Pelópidas Cypriano de Oliveira Instituto de Artes - UNESP na UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

O objetivo deste artigo, fruto do diálogo de três professores universitários que ministram aulas voltadas aos campos das artes visuais e das mídias digitais, é propor uma reflexão sobre a realidade complexa que envolve o momento atual. Ao levar-se em conta o fenômeno de crise mundial provocada pelo Coronavírus, percebe-se que o contexto de ensino aprendizagem exigiu uma nova modalidade de ensino, o remoto, que desestabilizou os modos de agir e proporcionou repensar sobre a didática utilizada em ambientes virtuais para alunos do ensino superior. A abordagem metodológica adotada é de natureza qualitativa, com interesse de destacar a obra “Aquele que diz sim”/ “Aquele que diz não”, escrita em 1929/30, por Bertolt Brecht. Derivam da interpretação da peça duas ações: uma análise sobre o ensino e uma ação prática autoral, que resultou em um experimento verbo-visual, por meio das mídias digitais, produzida pela manipulação tecnológica dos algoritmos. Dialoga-se com o teatro e a educação, trazendo para a ‘cena’ o ensino, a aprendizagem e a prática docente, considerando pressupostos de Dewey (1979), Nóvoa (1992) e Libâneo (1994), dentre outros. O argumento teórico acolhe a escuta dos alunos, em respostas recolhidas no segundo semestre, por meio do Fórum digital. Koudela (1984) também é empregada para tecer considerações sobre as peças didáticas de Brecht e o processo educativo. A ressignificação da mensagem didática da peça original possibilita uma nova concepção do texto original, reinterpretado através de um produto visual, que pode ser lido e apreciado. Palavras-chave:  Ensino-aprendizagem. Incertezas. Estética. Imagem.  Cultura digital.

Biografia do Autor

Isabel Orestes Silveira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP, Mestre em Artes Visuais, pelo Instituto de Artes da UNESP. Docente da UPM, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Arte e História da Cultura. Docente da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM. Líder do grupo de pesquisa Linguagem, sociedade e identidade: estudos sobre a mídia (Mackenzie/SP). E-mail: isabel.silveira@unesp.com.br. ORCID: 0000-0001-5825-3084. 

Glaucia Davino, Pos-doutoramento em andamento, Instituto de Artes - UNESP na UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora em Ciências da Comunicação - USP. Mestre em Artes - USP e Bacharel em Comunicação Social-Cinema - USP. Docente no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar "Educação, Arte e História da Cultura", na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Líder do Grupo de Pesquisa NAV - Núcleo Audiovisual. Pós-doutoranda no Instituto de Artes da UNESP. E-mail: glau.dav@gmail.com. ORCID: 0000-0002-0521-2948.

Pelópidas Cypriano de Oliveira, Instituto de Artes - UNESP na UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Cineasta. Bacharel em Comunicação Social/Cinema pela Escola de Comunicações e Artes/ECA-USP, Mestre e Doutorado em Ciências da Comunicação pela pela ECA-USP. Professor adjunto (livre-docente) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". E-mail: pelopidas.cypriano@unesp.br. ORCID: 0000-0002-5638-3253.

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Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Dossiê Aquele que diz sim/ Aquele que diz não