Ensino, flexibilização e resiliência: reflexões sobre docência em tempos de pandemia
Resumo
O objetivo deste artigo, fruto do diálogo de três professores universitários que ministram aulas voltadas aos campos das artes visuais e das mídias digitais, é propor uma reflexão sobre a realidade complexa que envolve o momento atual. Ao levar-se em conta o fenômeno de crise mundial provocada pelo Coronavírus, percebe-se que o contexto de ensino aprendizagem exigiu uma nova modalidade de ensino, o remoto, que desestabilizou os modos de agir e proporcionou repensar sobre a didática utilizada em ambientes virtuais para alunos do ensino superior. A abordagem metodológica adotada é de natureza qualitativa, com interesse de destacar a obra “Aquele que diz sim”/ “Aquele que diz não”, escrita em 1929/30, por Bertolt Brecht. Derivam da interpretação da peça duas ações: uma análise sobre o ensino e uma ação prática autoral, que resultou em um experimento verbo-visual, por meio das mídias digitais, produzida pela manipulação tecnológica dos algoritmos. Dialoga-se com o teatro e a educação, trazendo para a ‘cena’ o ensino, a aprendizagem e a prática docente, considerando pressupostos de Dewey (1979), Nóvoa (1992) e Libâneo (1994), dentre outros. O argumento teórico acolhe a escuta dos alunos, em respostas recolhidas no segundo semestre, por meio do Fórum digital. Koudela (1984) também é empregada para tecer considerações sobre as peças didáticas de Brecht e o processo educativo. A ressignificação da mensagem didática da peça original possibilita uma nova concepção do texto original, reinterpretado através de um produto visual, que pode ser lido e apreciado. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Incertezas. Estética. Imagem. Cultura digital.Referências
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