Na (quase) roda virtual: estratégias (parciais) de adaptação de disciplinas de Teatro de Rua para a modalidade Ensino Remoto

Autores

  • Alexandre Falcão de Araújo Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Eduardo Tessari Coutinho Universidade de São Paulo - USP

Resumo

No presente artigo, são apresentados o relato e a análise comparativa de duas disciplinas de teatro de rua ofertadas no ano de 2020, respectivamente nas graduações em Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – USP, e em Arte-Teatro do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – Unesp. Ambas as disciplinas foram parcialmente adaptadas em seu conteúdo, em especial no que tange à parte histórica e teórica, para a modalidade de ensino remoto, devido à limitação da presença física causada pela pandemia de Covid-19. Ao longo do texto, estão explicitados os motivos pelos quais fomos “aqueles que disseram sim” ao ensino remoto, ainda que com ressalvas, reconhecendo suas potencialidades, mas com consciência crítica a respeito de vários de seus limites. Com tais relatos e análises, busca-se contribuir para o desenvolvimento de processos pedagógicos em teatro de rua, não apenas virtuais, mas também presenciais, na medida em que os estudos históricos e teóricos na modalidade teatral em questão são também basilares para o entendimento e práxis das artes cênicas de rua.Palavras-chave: Teatro de Rua. Ensino Superior. Pandemia. Presença. Representatividade.

Biografia do Autor

Alexandre Falcão de Araújo, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestre e Doutorando em Artes (Teatro) pela Universidade Estadual Paulista - Unesp; professor do Departamento de Artes da Universidade Federal de Rondônia - UNIR; articulador da Rede Brasileira de Teatro de Rua - RBTR. E-mail: afalcao.araujo@gmail.com. ORCID: 0000-0001-7080-6059.

Eduardo Tessari Coutinho, Universidade de São Paulo - USP

Ator-Mímico, com formação no Brasil e na França. Professor Doutor no Depto. de Artes Cênicas e no PPGAC da ECA-USP. Coordenador do grupo de pesquisa CEPECA e do Convênio com a ESTC – Lisboa, Portugal. Ator do Grupo Improvise. E-mail: edumimo@usp.br. ORCID: 0000-0002-6254-9475.

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Publicado

2021-01-19

Edição

Seção

Dossiê Aquele que diz sim/ Aquele que diz não