Na (quase) roda virtual: estratégias (parciais) de adaptação de disciplinas de Teatro de Rua para a modalidade Ensino Remoto
Resumo
No presente artigo, são apresentados o relato e a análise comparativa de duas disciplinas de teatro de rua ofertadas no ano de 2020, respectivamente nas graduações em Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – USP, e em Arte-Teatro do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – Unesp. Ambas as disciplinas foram parcialmente adaptadas em seu conteúdo, em especial no que tange à parte histórica e teórica, para a modalidade de ensino remoto, devido à limitação da presença física causada pela pandemia de Covid-19. Ao longo do texto, estão explicitados os motivos pelos quais fomos “aqueles que disseram sim” ao ensino remoto, ainda que com ressalvas, reconhecendo suas potencialidades, mas com consciência crítica a respeito de vários de seus limites. Com tais relatos e análises, busca-se contribuir para o desenvolvimento de processos pedagógicos em teatro de rua, não apenas virtuais, mas também presenciais, na medida em que os estudos históricos e teóricos na modalidade teatral em questão são também basilares para o entendimento e práxis das artes cênicas de rua.Palavras-chave: Teatro de Rua. Ensino Superior. Pandemia. Presença. Representatividade.Referências
ALMEIDA, Ademir de; RESENDE, Fábio; RAIMUNDO, Max (org.) Brava companhia – caderno de erros II. São Paulo: LiberArs, 2015. Disponível em: https://blogdabrava.blogspot.com/p/cadernos-de-erros.html. Acesso em: 19 jul. 2020.
APARECIDA, Ariane. Carta para Carolina. Trabalho para a matéria Laboratório de História de Práticas do Teatro de Rua. São Paulo: Instituto de Artes, Unesp, 17 de outubro de 2020. (material não publicado).
ARAÚJO, Alexandre Falcão de. Teatro de Rua na Universidade: inserções e ausências. Anais do IX Congresso da ABRACE. v. 17, n. 1 (2016), IX Congresso da ABRACE. p.1334-1357. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1672. Acesso: em 30 out. 2020.
ARAÚJO, Alexandre Falcão de. O teatro de rua nos currículos dos cursos superiores brasileiros de Teatro e Artes Cênicas: um breve panorama. Anais da X Reunião Científica da ABRACE. v. 20, n. 1 (2019): X Reunião Científica ABRACE , 2019. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/4555. Acesso em: 30 out. 2020.
ARAÚJO, Alexandre Falcão de. Caderno de aula – matéria Laboratório de História de Práticas do Teatro de Rua. São Paulo: Instituto de Artes, Unesp, 2020. (material não publicado)
COLETIVO ESTOPÔ BALAIO. Balaio. São Paulo, n. 1, outubro de 2014.
CONCÍLIO, Vicente; KOUDELA, Ingrid Dormien. Protocolos e a Pedagogia do Teatro – da tradução dos protocolos de estudantes sobre Aquele que diz sim aos protocolos do “trabalho alegre”. Urdimento, Florianópolis, v.1, n.34, p. 246-255, mar./abr. 2019 Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019246. Acesso em: 30 out. 2020.
COUTINHO, Eduardo Tessari. Um encontro de arte e formação. Anais do GT Artes Cênicas na Rua. Porto Velho, v.1, p. 10-14, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/issue/view/344. Acesso em: 02 jul. 2019.
FLORES, Paulo. Ói Nóis Aqui Traveiz: Um cavalo louco no Sul do Brasil. Porto Alegre: Ói Nóis na Memória, 2016.
PIMENTEL, Waneska. [Entrevista concedida a] Alexandre Falcão de Araújo. Maceió, 18 de maio de 2018 (gravação em áudio).
SANTOS, Maria de Fátima de Alencar. Protocolo de aula - matéria Laboratório de História de Práticas do Teatro de Rua. São Paulo: Instituto de Artes, Unesp, 21 de setembro de 2020. (material não publicado).
SATO, Luane Nigro. Protocolo de aula - matéria Laboratório de História de Práticas do Teatro de Rua. São Paulo: Instituto de Artes, Unesp, 17 de setembro de 2020. (material não publicado).
TURLE, Licko; TRINDADE, Jussara (org.). Tá na Rua: teatro sem arquitetura, dramaturgia sem literatura, ator sem papel. Rio de Janeiro: Instituto Tá na Rua, 2008.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Programa da Disciplina CAC0601 - Práticas de Rua. Disponível em:
https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=CAC0601&verdis=1. Acesso em: 1 jul. 2019.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Proposta de Reformulação Curricular. Projeto Político Pedagógico: Bacharelado em Artes Cênicas. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Artes Cênicas, 2014a.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Proposta de Reformulação Curricular. Projeto Político Pedagógico: Licenciatura em Artes Cênicas. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Artes Cênicas, 2014.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Projeto Político Pedagógico: Bacharelado em Artes Cênicas. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Artes Cênicas, 2010.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Proposta de alteração da Matriz Curricular. Licenciatura em Artes - Teatro. São Paulo: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.