Improvisação e criação em dança: percursos e desvios com as crianças

Autores

  • Carolina Romano de Andrade PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS- UFRN http://orcid.org/0000-0002-1582-8965
  • Ana Carolina de Medeiros Professora de Dança do Colégio São Domingos

Resumo

Este artigo apresenta um relato de uma experiência artística/pedagógica em dança com crianças de 3 a 12 anos de idade, utilizando como estratégia metodológica a improvisação, a partir de diferentes abordagens, entre as quais: Improvisação com o Espaço e Tempo, baseada nos Viewpoints de Anne Bogart e Tina Landau (2017); Improvisação com a Gravidade, baseada no Contato-Improvisação de Steve Paxton; e Improvisação para Organização Corporal, baseada nos princípios somáticos do Body-Mind Centering, de Bonnie Cohen (2015), e nos Fundamentos da Dança de Andrade e Godoy (2018). O trabalho foi realizado no Colégio São Domingos, localizado em São Paulo, onde as crianças matriculadas no período integral vivenciam  a dança e outras linguagens artísticas, sem separação por faixa etária, no contraturno escolar. As crianças, ao longo do tempo, refinaram o vocabulário de dança, os repertórios de movimento e puderam aproximar-se do dançar como linguagem expressiva.Palavras-chave: Dança. Improvisação. Criança. Educação.

Biografia do Autor

Carolina Romano de Andrade, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS- UFRN

Artista da dança, pesquisadora e educadora. Formada e credenciada pela Royal Academy of Dance (RAD), Bacharel (2003) e Licenciada (2006) em Dança-UNICAMP. Mestre em Artes (IA-UNICAMP/2006). Doutora em Artes (IA-UNESP/2016), membro-pesquisadora do grupo de pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE-IA/Unesp). Pós-doutora em Arte e Educação, Unesp-SP. Atualmente, realiza segundo pós-doutoramento na UFRN-RN. E-mail: carolromano@hotmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1582-8965.

Ana Carolina de Medeiros, Professora de Dança do Colégio São Domingos

Licenciada em Arte-Teatro pelo Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo. Professora de Dança do Colégio São Domingos.  E-mail: anamedeiros93@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8780-5984.

Referências

ANDRADE, Carolina Romano de; GODOY, Kathya Maria Ayres de. Dança com crianças: propostas, ensino e possibilidades. Curitiba: Appris, 2018.

BASTOS, Beth. A improvisação no aprendizado contemporâneo da dança. In: LENGOS, Georgia (Org.). Põe o dedo aqui: reflexões sobre dança contemporânea para crianças. São Paulo: Terceira Margem, 2007. p. 86-91.

BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos Viewpoints: um guia prático para Viewpoints e composição. São Paulo: Perspectiva, 2017.

COHEN, Bonnie Bainbridge. Sentir, perceber e agir: educação somática pelo método Body-Mind Centering. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015.

ELIAS, Marina. Improvisação como possibilidade de reinvenção da dança e do dançarino. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 5, n. 10, p. 173-182, nov. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15689>. Acesso em: 01 out. 2020.

GOUVÊA, Anderson Roberto. Educação para além do movimento. In: LENGOS, Georgia (Org.). Põe o dedo aqui: reflexões sobre dança contemporânea para crianças. São Paulo: Terceira Margem, 2007. p. 92-102.

GUERRERO, Mara Francischini. Formas de Improvisação em Dança. Anais do V Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, Belo Horizonte: ABRACE, 2008. Disponível em: <https://portalabrace.org/vcongresso/textos/dancacorpo/Mara%20Francischini%20Guerrero%20-%20FORMAS%20DE%20IMPROVISACAO%20EM%20DANCA.pdf>. Acesso em: 01 out. 2020.

MUNDIM, Ana Carolina (Org.). Abordagens sobre improvisação em dança contemporânea. Uberlândia: Composer, 2017.

SANTINHO, Gabriela Di Donato Salvador; OLIVEIRA, Kamilla Mesquita. Improvisação em dança. Guarapuava: UNICENTRO, 2013. Disponível em: <http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/bitstream/123456789/860/5/Improvisa%C3%A7%C3%A3o%20em%20dan%C3%A7a.pdf>. Acesso em: 01 out. 2020.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Edição

Seção

Relatos de experiência