Improvisação e criação em dança: percursos e desvios com as crianças
Resumo
Este artigo apresenta um relato de uma experiência artística/pedagógica em dança com crianças de 3 a 12 anos de idade, utilizando como estratégia metodológica a improvisação, a partir de diferentes abordagens, entre as quais: Improvisação com o Espaço e Tempo, baseada nos Viewpoints de Anne Bogart e Tina Landau (2017); Improvisação com a Gravidade, baseada no Contato-Improvisação de Steve Paxton; e Improvisação para Organização Corporal, baseada nos princípios somáticos do Body-Mind Centering, de Bonnie Cohen (2015), e nos Fundamentos da Dança de Andrade e Godoy (2018). O trabalho foi realizado no Colégio São Domingos, localizado em São Paulo, onde as crianças matriculadas no período integral vivenciam a dança e outras linguagens artísticas, sem separação por faixa etária, no contraturno escolar. As crianças, ao longo do tempo, refinaram o vocabulário de dança, os repertórios de movimento e puderam aproximar-se do dançar como linguagem expressiva.Palavras-chave: Dança. Improvisação. Criança. Educação.Referências
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