TATUAGEM E CONFINAMENTO

Autores

  • Taiom Almeida da Silva

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre a relação histórica e cultural entre espaços e situações de confinamento e a prática e difusão da tatuagem no ocidente, e sua influência no trabalho artístico do autor. Reconhece intersecções entre os confinamentos físico e psicológico, assim como o lugar da imaginação, como escape à privação da movimentação. O riscar a pele aflora como um resgate do íntimo e do primevo, potência explorada na performance Ilusão, aqui discutida, em que o contato entre o performer confinado e a audiência se dá por meio de transmissão remota. Certa reversão do sentido social da tatuagem e da partilha da performance estão entre os resultados analisados.

Biografia do Autor

Taiom Almeida da Silva

Formado em Artes Visuais pela Universidade de Brasília, atua internacionalmente como tatuador profissional desde 2004. Desenvolve sua pesquisa entre o desenho, a gravura, a tatuagem e a performance, buscando zonas-limites e interseções entre estas linguagens. Seu estudo volta o olhar ao corpo como agente social em construção, que se posiciona e grava suas ações, seja como indivíduo ou coletivo. Tem atenção especial com as margens destes sistemas políticos e artísticos e as imagens que por aí se formam e transitam.

Referências

DA SILVA, Taiom Almeida. Tatuagem Urbana x Pixação Humana. Brasília: Universidade de Brasília, 2010.

FELLMAN, Sandi. The Japanese Tattoo. AbeBooks: New York, 1986.

GINZBURG, Jaime. Uma tendência na Literatura Brasileira: a narrativa de confinamento. Fronteira Z: Revista de Estudos de Pós-Graduação em Lite- ratura e Crítica Literária, n. 13, PUC - SP, 2014. Disponível em: https:// revistas.pucsp.br/fronteiraz/article/view/21612/15867. Acesso em: 5 jun. 2020.

JEHA, Silvana. Uma história da tatuagem no Brasil: do século XIX à déca- da de 1970. São Paulo: Editora Veneta, 2019.

JEHA, Silvana. Cicatrizes que falam. ZUM - Revista de Fotografia, n.16, April 2019, São Paulo: IMS, 2019 b.

MARQUES, Toni. O Brasil tatuado e outros mundos. Rio de Janeiro: Edito- ra Rocco. 1997.

MEDEIROS, Maria Beatriz de. Aisthesis: estética, comunicação e comunidades. Chapecó: Argos, 2005.

MONDADORI, Oscar. Tattoo. Milão: Piccola Biblioteca, 2006.

LISCANO, Carlos. Teatro. Montevideo: Ediciones del caballo perdido, 2001.

PERES, Rafaella Lopes Pereira. Etimologia e semântica da palavra tatuagem. RUTA - Revista Universitària de Treballs Acadèmics, no. 6, p. 1-8. Barcelona: UAB, 2015. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/ruta/ ruta_a2015n6/ruta_a2015n6a3.pdf. Acesso em: 05 jun. 2020.

RAMOS, Célia Maria Antonacci. Teorias da tatuagem - corpo tatuado: uma análise da loja Stoppa Tattoo da Pedra. Florianópolis: UDESC, 2001.

RAMOS, Célia Maria Antonacci. As nazi-tatuagens: inscrições ou injúrias no corpo humano?; São Paulo: Editora Perspectiva, 2006.

RIO, João do. A alma encantadora das ruas: reunião de crônicas publicadas entre 1904 e 1907. Biblioteca Nacional. Disponível em: http://objdigital. bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/alma_encantadora_das_ruas. pdf . Acesso em: 05 jun. 2020.

SOUTH TYROL MUSEUM OF ARCHEOLOGY. Ötzi, the Iceman. 2020, sem paginação. Disponível em: http://www.iceman.it/en/the-iceman/. Acesso em: 05 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2020-06-29

Edição

Seção

PARTE III - Escritas do corpo e da imaginação política