Um corpo sem órgãos: “ao artigo indefinido nada falta, o artigo indefinido é o condutor do desejo”

Autores

Resumo

As foto-performances aqui apresentadas propõe criar uma poética a partir do conceito corpo sem órgãos, elucidado em dois momentos e por três distintos autores: o corpo sem órgãos concebido por Antonin Artaud, em O Teatro e seu Duplo (1935) e Para acabar com o juízo de Deus (1946) e, a dobra deste conceito, em "Como criar para si um Corpo-sem-órgãos", em Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia (1980), de Gilles Deleuze e Félix Guattari.

Biografia do Autor

Hanna Claudia Freitas Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Direito pela Faculdade Social da Bahia. Mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação – Mídia e Formatos Narrativos - da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Especializada em Filosofia Contemporânea pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Baga de Bagaceira Souza Campos, Universidade Federal da Bahia

Doutorando pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação – Mídia e Formatos Narrativos – da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFRB. Integra o Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura (CNPq/UFRB), desde 2014 na linha de pesquisa Corpo e Expressão.

George Varanese Neri, Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Vitória da Conquista-BA

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Hipermídia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, Campus Salvador FTC-SSA; Especialista em "Cinema, Expressão e Análise" pela Universidade Católica do Salvador- UCSAL. Fotógrafo, diretor de vídeo, videoartista, "Video Jockey" e artista plástico, participou de diversas mostras de cinema e vídeo, exposições em salões de artes visuais, além da ampla difusão de seus trabalhos na web. Dirigiu o doc-fic "Tragédia do Tamanduá" (2010, Edital do Fundo de Cultura da Bahia - FUNCEB/"Doc Territórios"), exibido no Short Film Corner/Cannes Court Métrage do Festival de Cannes, Edição 2011, Cannes, França. 

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Como criar para si um Corpo-sem-órgãos. In: ___. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3, Coord. trad. Ana Lúcia de Oliveira. São Paulo: Editora 34, [1980] 2004. p. 9-30.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e José Augusto Guilhon Albuquer- que. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

Downloads

Publicado

2020-06-29

Edição

Seção

PARTE III - Escritas do corpo e da imaginação política