Por que os cantos de tradição? E cantar, por que?: liberdade e ética no final do percurso artístico de Jerzy Grotowski

Autores

  • Luciano Mendes de Jesus
  • Sayonara Sousa Pereira

Resumo

 Este artigo indica problematizações sobre a prática desenvolvida por Jerzy Grotowski e seus continuadores em torno dos cantos de tradição afro-diaspóricos, apontando conflitos e concordâncias em relação às noções de apropriação cultural, transmissão legítima e direitos autorais. Além disso, explora a ética desenvolvida pelo diretor polonês, com o emprego dos antigos cantos vibratórios enquanto registros de experiências humanas ancestrais atualizáveis. A partir do diálogo de textos de Grotowski e seus últimos colaboradores (Thomas Richards e Mario Biagini) com temas etnomusicológicos atuais, problematizamos a noção de direito e liberdade criativa em processos que envolvem artistas contemporâneos e fontes de culturas tradicionais, apontando para a necessidade de formação de um ethos criativo e relacional por parte do performer diante desses materiais.

Biografia do Autor

Luciano Mendes de Jesus

 Doutorando, Universidade de São Paulo (ECA-USP); São Paulo, SP, Brasil. Avenida Dom Pedro II, 2013 – Bloco B, Apto. 25, Campestre, Santo André, SP, CEP: 09080-111 Orcid ID: https://orcid.org/0000- 0001-8376-3676.

Sayonara Sousa Pereira

Professora Doutora na Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/ USP); São Paulo, SP, Brasil. Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Butantã, São Paulo, SP, CEP: 05508-020. . Orcid ID: https://orcid.org/0000- 0002-4991-9849.

Downloads

Edição

Seção

Artigos - Vozes em Ação