Expressão e Cognição da E-moção no Canto Erudito
Resumo
Este artigo tece comentários sobre a expressão emocional e vivencial na performance musical, reconhecíveis ao público por meio da conjugação entre a produção vocal, a expressividade do corpo do cantor e a comunicação com o espectador. Discute o fenômeno da comunicação expressiva, em especial dos conteúdos emocionais, explorando os sentidos de realidade e fingimento, apoiando-se em entrevistas e no emprego experimental das tecnologias de mapeamento e digitalização 3-point-light technique e ProReflex Camera System, as quais permitiram a leitura do funcionamento muscular em situação de performance e a elaboração de gráficos a partir das variáveis de distância e velocidade referentes às emoções principais. A experiência conduziu a resultados que colaboram para o debate sobre autenticidade no canto erudito, assim como para a melhor comunicação expressiva do cantor.Downloads
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.