Trabalho vocal técnico-expressivo do ator a partir da improvisação teatral
Resumo
O objetivo do artigo é compartilhar a pesquisa realizada com alunos de teatro, na qual se discute a preparação vocal do ator e se apresenta uma possibilidade prática para esse trabalho, por meio de exercícios improvisacionais. Busca-se abordar a voz no seu aspecto técnico-expressivo, associada ao corpo e ao pensamento, e observar se o ator, à medida que improvisa, aumenta sua consciência vocal e potencializa sua expressividade. A partir de discussões sobre técnica de expressão vocal e sobre improvisação enquanto prática necessária ao ator, é apresentada uma estratégia para trabalhar a voz do ator de forma ampla, envolvendo de modo associado recursos vocais, corporeidade e pensamento. Alunos improvisaram fragmentos de texto a partir das seguintes variações: quatro aspectos do som – frequência, intensidade, duração e timbre; corporeidades – tensões, vetores e planos; e pensamento – criação de situações e subtexto. As atividades foram seguidas de discussões sobre as descobertas, dificuldades e percepções sobre o que se vivenciou em sala de aula. A improvisação possibilitou aos alunos experimentar, descobrir e perceber suas vozes por diferentes caminhos em relação aos usos mais conscientes dos recursos vocais e da voz associada ao corpo e ao pensamento. Por meio da prática vivenciada em sala de aula, foi possível relacionar improvisação, técnica e expressão da voz, com o intuito de potencializar a expressividade dos alunos.Downloads
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.