Trabalho vocal técnico-expressivo do ator a partir da improvisação teatral

Autores

  • Clara Rocha Clara Rocha da Silva

Resumo

O objetivo do artigo é compartilhar a pesquisa realizada com alunos de teatro, na qual se discute a preparação vocal do ator e se apresenta uma possibilidade prática para esse trabalho, por meio de exercícios improvisacionais. Busca-se abordar a voz no seu aspecto técnico-expressivo, associada ao corpo e ao pensamento, e observar se o ator, à medida que improvisa, aumenta sua consciência vocal e potencializa sua expressividade. A partir de discussões sobre técnica de expressão vocal e sobre improvisação enquanto prática necessária ao ator, é apresentada uma estratégia para trabalhar a voz do ator de forma ampla, envolvendo de modo associado recursos vocais, corporeidade e pensamento. Alunos improvisaram fragmentos de texto a partir das seguintes variações: quatro aspectos do som – frequência, intensidade, duração e timbre; corporeidades – tensões, vetores e planos; e pensamento – criação de situações e subtexto. As atividades foram seguidas de discussões sobre as descobertas, dificuldades e percepções sobre o que se vivenciou em sala de aula. A improvisação possibilitou aos alunos experimentar, descobrir e perceber suas vozes por diferentes caminhos em relação aos usos mais conscientes dos recursos vocais e da voz associada ao corpo e ao pensamento. Por meio da prática vivenciada em sala de aula, foi possível relacionar improvisação, técnica e expressão da voz, com o intuito de potencializar a expressividade dos alunos.

Biografia do Autor

Clara Rocha Clara Rocha da Silva

Mestra em Artes da Cena, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Avenida Rebouças 1332 ap. 52. CEP 05402-100.  Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-4724-1843.

Downloads

Edição

Seção

Artigos - Vozes em Descoberta