Aspectos da Técnica Vocal Espanhola no Brasil
Resumo
Este artigo é composto por informações e reflexões acerca da técnica vocal espanhola ministrada no Brasil pelo professor chileno Victor Olivares Hormazabal, selecionadas a partir da escrita, ainda em processo, de um livro sobre essa técnica. São trazidos recursos da técnica, referenciados na literatura sobre canto (fisiologia e aspectos de técnica vocal). Temos como objetivos difundir a existência da referida técnica para interessados em emissão da voz falada e cantada e refletir sobre ela junto à literatura da área, abordando obras de R. Miller (1977, 1996, 2004), de Ph.- E. Souchard (1989a e 1989b), de F. Le Huche e A. Allali (1999), e de M. Rubim (2019). As reflexões se voltaram para a inter-relação com os músculos abdominais, diafragma e respiração, dicção, volume vocal e conformação do trato vocal. Foram comparados, ainda, aspectos da técnica vocal espanhola com a técnica alemã, resultando em suas especificidades.Downloads
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.