Voz e discurso em montagens cênico-performativas: dois casos de exposição e fragmentos

Autores

  • Marcos Machado Chaves
  • José Manoel de Souza Junior
  • Giovanna Xavier Lavagnoli

Resumo

 O presente artigo analisa duas montagens cênico-performativas elaboradas em Dourados, Mato Grosso do Sul, que calcam seus processos criativos na experimentação com estímulos em construções fragmentadas, no que tange à coleta de materiais para a cena e no diálogo com a palavra “exposição” perante a sociedade. Essas obras artísticas encontram sua potência na problematização entre voz e discurso, tanto nas vozes dos artistas-performers, quanto na voz que interfere e sofre interferências. A voz falada e cantada de cada integrante de Fica, vou me expor e de Fragmentos de corpos urbanos encontram novas vozes, ao trabalhar com o manifesto pessoal, buscando relações, em um lugar entre o teatro e a performance.

Biografia do Autor

Marcos Machado Chaves

Doutor em Teatro, Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC); Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS.

José Manoel de Souza Junior

Especialista em Teatro pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Regente da Orquestra da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS

Giovanna Xavier Lavagnoli

Graduanda, Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS

Downloads

Edição

Seção

Artigos - Vozes em Ação