Arte, Política e Ritual do Povo Kariri-Xocó: fotografias e narrativas de encontros com escolas
Resumo
Como inventar roteiros de encontros com povos originários nas escolas e nas universidades? Como criar condições de percepção das forças indígenas que se expressam nos diversos movimentos artísticos contemporâneos? Esta pesquisa produziu pensamentos sobre a inserção da temática indígena na escola a partir de encontros com o grupo Sabuká Kariri-Xocó (Alagoas) e escolas da rede da cidade de Campinas (SP). A criação fotográfica se fez como metodologia da pesquisa e possibilitou a produção de imagens e pensamentos acerca da potência estética do trabalho do grupo Sabuká em seus encontros com crianças, adolescentes, adultos, idosos, professores e estudantes universitários para divulgação da cultura e da luta política de seu povo. Por meio de rodas de conversas, oficinas de pintura corporal, cantos e danças (Toré), o grupo tornou mais complexos e atuais os conhecimentos sobre o povo Kariri-Xocó e demais povos indígenas brasileiros. Os encontros também possibilitaram discussões sobre os direitos humanos, direito indígena e o respeito à diversidade étnica sob a perspectiva do povo Kariri-Xocó. Os indígenas não separam educação, arte, política e ritual, quando cantam e dançam, educam e fazem política, quando nos pintam, chamam-nos para sua luta, fazem despertar nossas ancestralidades indígenas e nos fazem lembrar que também fazemos parte desta história. Assim, as manifestações artísticas do grupo foram consideradas como dimensões, ao mesmo tempo, políticas e estéticas. As pesquisadoras buscaram, por meio da criação imagética, aproximar-se do universo cultural do povo Kariri-Xocó e deixar-se transformar pelos encontros com suas narrativas e visualidades.Downloads
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