“A Abóbora é Hôxwa”: Amjikin Jàt Jõ Pi (Festa da Batata)
Resumo
Este trabalho é uma descrição do amjikin (festa, ritual) Jàt Jõ Pi, na qual o Hôxwa é protagonista, através do meu olhar de palhaça e pesquisadora em diálogo com os mehi (Krahô), principalmente com a voz do líder dos hôxwas o ancião e meu inxu Ismael Ahprac Krahô e de Luciano Caprãn Krahô. A revisão da literatura da destaque ao antropólogo Júlio Cesar Melatti e a antropóloga Ana Maria Gabriela Morim, quem eu tive o prazer de conhecer na pesquisa de campo. Trata-se de abordar a importância em se conhecer os diversos modos de existir, de “atuar”, de vivenciar a comicidade através de diferentes valores intrínsecos a prática cômica na cultura Krahô, ampliando assim, nossos modelos estéticos, poéticos e éticos. Por fim, revela-se urgente a presença de culturas que estão sempre ausentes. Este artigo problematiza esta ausência trazendo atores sociais, protagonistas de suas próprias histórias que foram e continuam sendo em nosso país, negados, escravizados, massacrados e subjugados.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.