Jango Edwards e um Corpo Cômico Transgressor
Resumo
Este trabalho tem por objetivo realizar a investigação da corporeidade do palhaço como elemento fundamental de expressividade e potência cênica. O artigo tem como base de estudo a análise de obra a partir da observação de um número de palhaço criado e executado pelo palhaço norte-americano Jango Edwards, no espetáculo The Bust of Jango. Artista cômico multifacetado, Edwards coloca em jogo em suas atuações algumas questões importantes sobre a comicidade clownesca, como o grotesco, a transgressão e o embaralhamento entre as fronteiras da arte e da vida. Adquirindo um caráter ridículo e ampliado, a corporeidade do palhaço abre linhas de fuga para ações e visões de mundo capazes de possibilitar, ao intérprete cênico e ao espectador, novas apreensões das relações entre corpo, pensamento e espacialidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.