Commedia del’Arte e charlatanismo: inter-relações e interferências

Autores

  • Roberto Tessari

Resumo

O ensaio analisa as relações entre a Commedia dell’Arte e os charlatõesda segunda metade do século XVI e início do século XVII, a partirdo testemunho de Anton Francesco Grazzini sobre a presença dosambulantes e charlatães em Florença e os espetáculos exibidos poreles, logo após a metade do século XVI. Depois de examinar adescrição do médico suíço Thomas Platter relativa à comédia demáscaras e à venda de produtos medicinais feita pela companhia deZan Bragetta a Avignon, em 1598, o ensaio expõe as intervençõesadministrativas do Ducado de Mantova, que colocam no mesmoplano atores profissionais e charlatães, e analisa o fenômeno dasexibições nas praças dos charlatães registrados - em 1585 – em LaPiazza universale, de Tommaso Garzoni. O estudo crítico conclui comuma visão geral dos diferentes tipos de relação entre atoresprofissionais da Commedia dell'arte e os protagonistas dos espetáculosde charlatães.

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Publicado

2018-04-14

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Artigos