A Comicidade no Teatro de Ionesco: o espaço do riso em As Cadeiras

Autores

  • Mariana de Lima e Muniz
  • Maria Gorete Oliveira de Souza

Resumo

Neste artigo, tratamos do teatro do absurdo francês dos anos1950, especialmente, o teatro de Ionesco. A fim de relatar ocômico no teatro do absurdo, recorremos às pesquisas de Bakhtinno campo do cômico-sério, em que o teórico descreve oselementos da carnavalização, bem como suas categorias declassificação. Escolhemos As Cadeiras, entre as peças de Ionesco,para uma análise das categorias bakhtinianas de espaço: limiar epraça pública. É no espaço que os corpos se movem e as açõesacontecem e, segundo Bakhtin, no limiar, acontecem as crises e asreviravoltas, enquanto que na praça pública, sucedem-se ascatástrofes e os escândalos. Devido a isso, este artigo sedesenvolve pelas considerações de como o riso em As Cadeiras seacomoda dentro dessas duas categorias de espaço.

Downloads

Publicado

2018-04-14

Edição

Seção

Artigos