A Comicidade no Teatro de Ionesco: o espaço do riso em As Cadeiras
Resumo
Neste artigo, tratamos do teatro do absurdo francês dos anos1950, especialmente, o teatro de Ionesco. A fim de relatar ocômico no teatro do absurdo, recorremos às pesquisas de Bakhtinno campo do cômico-sério, em que o teórico descreve oselementos da carnavalização, bem como suas categorias declassificação. Escolhemos As Cadeiras, entre as peças de Ionesco,para uma análise das categorias bakhtinianas de espaço: limiar epraça pública. É no espaço que os corpos se movem e as açõesacontecem e, segundo Bakhtin, no limiar, acontecem as crises e asreviravoltas, enquanto que na praça pública, sucedem-se ascatástrofes e os escândalos. Devido a isso, este artigo sedesenvolve pelas considerações de como o riso em As Cadeiras seacomoda dentro dessas duas categorias de espaço.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.