Performance Dada

Autores

  • Carolina Caetano
  • Evill Rebouças
  • Lígia Borges
  • Renato Barreto

Resumo

A experimentação artística, que aqui aparece como explicitação de uma alegre memória, foi realizada no curso História do Teatro Mundial e da Literatura Dramática, ministrado por Alexandre Mate em 2003. Um coletivo de estudantes do 3o ano de Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, integrado por Carolina Caetano, Juliana Notari, Lígia Borges e Renato Barreto, reuniu-se ao longo de um mês para preparar o que seria intitulado por nós de Performance Dada.

Biografia do Autor

Carolina Caetano

É atriz formada pelo Teatro-escola Célia Helena (SP), professora licenciada em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista“Júlio de Mesquita Filho” (IA-Unesp), foi atriz em vários grupos da cidade de São Paulo; é atriz e cantora no espetáculo musical permanente do parque multitemático Beto Carrero World (em Santa Catarina).

Evill Rebouças

É ator, encenador e autor (com indicação aos prêmios APCA e Shell); professor licenciado pelo Instituto de Artes da Unesp, fundador da Companhia Artehúmus de Teatro, autor do livro A dramaturgia e a encenação no espaço não convencional (Edunesp).

Lígia Borges

cursou graduação e mestrado em Artes Cênicas no Instituto de Artes da Unesp e, igualmente, pela Université Paul-Valéry – Montepellier III (França); docente no curso de pós-graduação lato sensu “A arte de contar história” do Instituto Superior de Ensino do Paraná (ISEP) e integrante do Teatro da Travessia. 

Renato Barreto

Tem graduação em Arte-Teatro pelo Instituto de Artes da Unesp; é docente na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e bailarino.

Referências

CAMARGO, Roberto Gill. Palco e plateia – um estudo sobre proxêmica teatral. Sorocaba, SP: TCM-Comunicação, 2003.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2009.

FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: políticas e poéticas da cena contemporânea. Revista Sala Preta. São Paulo, n. 8, p. 235-46, 2008.

______. Definir performance é um falso problema. In: Diário do Nordeste. Fortaleza: 09/07/2009.

SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama. Porto: Portugal: Campo das Letras, 2002.

Downloads

Publicado

2013-05-15

Edição

Seção

Bloco V: EXCERTOS DE OBRAS ESTÉTICAS