O Educador Como Mediador Cultural
Resumo
Este relato de experiência apresenta os resultados do projeto Encontros criativos, realizado na Universidade Federal do Piauí, articulando saberes de três licenciaturas: Artes Visuais, Pedagogia e Filosofia. A educação como prática de liberdade, como a defendia Paulo Freire, exige uma educação continuada dos educadores; talvez não precisem de mais educação, mas de uma mudança de atitude, adquirir a atitude de mediadores culturais. Com a promessa de que um autômato fará nossa arte e trabalho, a lógica do mercado pervade o campo da educação; a monocultura se impõe à pluralidade de saberes. Esta lógica da monocultura exige, segundo Boaventura de Sousa Santos, a ecologia dos saberes. Colaboram, portanto, neste estudo, com o conceito de mediação cultural, Paulo Freire, Miriam Celeste Martins, Carlos Luckesi entre outros teóricos da educação. A abordagem metodológica é a descritiva, com análise socio-metafórica de textos e exposição dos registros das atividades artísticas e pedagógicas, além dos recursos imagéticos e dos testemunhos de participantes do projeto. É necessário aprender a aprender, aprender a escolher o que serve para nossa própria educação; esta é a condição para alcançar maior autonomia, educar para a liberdade e cuidar da vida. Quando as identidades são produzidas como mercadorias, mais que ressaltar as diferenças e a concorrência, é preciso abrir espaços de cultivo colaborativo, da criatividade, da amizade, da alegria, para defesa da pluralidade de saberes e sentidos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.