Chamada para Submissões - Revista Rebento n.20

2024-06-17
A edição de no. 20 da Revista Rebento, intitulada "Obs-cena: investigações sobre o que mal cabe no olhar" abre chamada para contribuições em torno das possibilidades de expressão avessas às expectativas sobre o que tem sido considerado representável, segundo os paradigmas dominantes nas artes cênicas, nas artes da performance e nas artes visuais. Com o interesse de aprofundar o debate sobre o "fora", o "proibido", o "apagado", o "improvável", o "negativo" e o "inacabado", convidamos à exposição nesta edição de criações e reflexões que reconheçam a potência das coxias, salas de ensaio, laboratórios, estúdios, ateliês, oficinas, blocos de anotação e outros espaços onde fermentam processos; assim como de linguagens limítrofes e sujeitos considerados sem-cabimento.   Na obscenidade, compreendemos também o que está ausente ou ainda informe na historiografia, na dramaturgia, no espaço expositivo e no escopo da crítica, buscando participar sem pretender ser parte de, ou motivando-se pelo obsceno, no sentido do que é controverso às normas de decência, boa medida, comedimento e pudor, ou que se impõe por trás e apesar delas. Caberia às artes visuais, ao teatro e à dança a tarefa de provocar ampliações dos limites da moralidade pública aceitos em determinados ambientes? Para além dessas proposições, a edição 20 da Rebento convoca nesta chamada a produção de materiais que discutam a dominância do pensamento ocularcêntrico nas práticas e concepções teóricas contemporâneas de e sobre as artes, ainda herdeiras da clareza e racionalidade iluministas e da lógica imagética moderna e, assim, devotas da realização e fruição pelo olhar.   Em paralelo, pergunta o que pode ser excitado por meio de outros sentidos, ou o que resulta da super-visualidade, num mundo onde o excesso de imagens não está restrito às produções em artes, mas pujante nas inúmeras investidas da sociedade do espetáculo, da pornografia à publicidade? Em contraposição às convenções da representação e figuração, de que maneira se constituem as propostas de desmaterialização, ou os desafios da invisibilidade? Como se expressam sujeitos emergentes de culturas de dimensões tátil, cinestésica ou auditiva, em que o que é dado a perceber requer imaginações mais ambivalentes? As formas de estetização e paradigmas estéticos concebidos pelos primados da visão e dependentes da ficção de uma obra fechada, de sentido totalizador, produzem experiências sociais e políticas específicas?   As contribuições, na forma de artigos, resenhas de livros, cadernos de artista, relatos de processo, glossários de termos, podcasts e ensaios visuais, devem ser enviadas para a plataforma da Revista Rebento (<https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/announcement/view/66>) até 15/07/2024, para publicação em Novembro-Dezembro de 2024.