A voz em (instabilidade da) rede

Autores

  • Liana Ferraz DINIZ Escola Superior de Artes Célia Helena
  • Sônia Goussinsky Escola Superior de Artes Célia Helena

Resumo

Perceber e discorrer sobre processos das aulas de estudo e práticas vocais em tempos pandêmicos, é o objetivo desseensaio em fluxo de pensamento. A experiência de dois semestres sem ouvir a voz presencial-viva de nossas alunas e nossos alunos trouxe a perspectiva de um novo encontro possível, com especificidades ao mesmo tempo desafiadoras e surpreendentes.Palavras-chave: Voz. Teatro. Virtualidade. Vocalidade.

Biografia do Autor

Liana Ferraz DINIZ, Escola Superior de Artes Célia Helena

Liana Ferraz Ferraz é atriz e escritora. Professora de Expressão Vocal na Es- cola Superior de Artes Célia Helena. Coordenadora do Mestrado Profissional em Artes da Cena na mesma instituição. Autora dos livros Elas estão quietinhas (2016) e Analógica (2019). Doutora em Artes da cena pela UNICAMP (2013). E-mail: liana.ferraz@celiahelena.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001- 7815-3021.

Sônia Goussinsky, Escola Superior de Artes Célia Helena

Sonia Goussinsky, cantora, preparadora vocal e musical, é professora no Bacharelado e no Mestrado Profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena. Pós-graduada pela Guildhall School of Music and Drama de Londres e pelo Centro de Estudos da Voz (CEV), em São Paulo. Doutora em Letras pela USP (2013). E-mail: soniagous@hotmail.com. ORCID: https://or- cid.org/0000-0002-3930-5288.

Referências

BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro : Alfaguara, 2016.

FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Trad. Walter O. Schlupp e Carlos C. Aveline. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2008.

TELLES, Narciso, FERRACINI, Renato, de BULHÕES-CARVALHO, Ana Maria; CARREIRA, André. Representação e Ética. OuvirOUver, 13 (1), p. 162-176, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvi- rouver/article/view/36977. Acesso em: 06 out. 2020.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Edição

Seção

Dossiê Aquele que diz sim/ Aquele que diz não