Acting Through Song: a música como norteadora para o desenvolvimento das habilidades do ator-cantor-bailarino no teatro musical

Autores

  • Tiago Elias Mundim
  • César Lignelli

Resumo

 A partir da abordagem de treinamento de acting through song para o ator--cantor-bailarino de teatro musical, comumente aplicada nasuniversidades e cursos técnicos de formação profissional emLondres, no Reino Unido, apresentamos no presente traba-lho um detalhamento desse processo, considerando a músicacomo o elemento norteador do desenvolvimento e da apli-cação das habilidades técnicas do performer na composiçãodas cenas e dos personagens nos espetáculos dessa vertenteteatral. Descrevemos os processos utilizados nessa perspec-tiva de treinamento, que visam ao desenvolvimento das habi-lidades de interpretação, canto e dança do performer contem-porâneo, assim como a maneira com que esses elementos seintegram para potencializarem uns aos outros. Abordamosa música como o elemento que conduz a atuação e a dança,passando pela dança como um potencializador da expres-são vocal e corporal, chegando à atuação como conectorde todos os elementos na construção da mimese aristotéli-ca, visando a proporcionar a conexão afetiva com o públi-co e a comunicação da narrativa apresentada no espetáculo.

Biografia do Autor

Tiago Elias Mundim

Tiago Elias Mundim – Doutor em Arte Contemporânea pelo Programa dePós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília (UnB); Universidade deBrasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil; SHIGS 703 Bloco I casa 09 –Asa Sul; Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-3079-6671.

César Lignelli

 César Lignelli – Pós-Doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contem-porânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade deBrasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil; SQN 206 Bloco A apartamento205 – Asa Norte; Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-2684-3172.

Downloads

Edição

Seção

Artigos - Vozes em Ensaio