Marcos Leites: maestro da voz e da cena
Abstract
Maestro e arranjador da música vocal brasileira, Marcos Leite formou diversos grupos corais durante seus vinte anos de carreira. O principal objetivo desta pesquisa foi retratar o trabalho cênico do maestro junto aos grupos que se destacaram sob a sua regência, sendo eles: Coral da Cultura Inglesa ou Cobra Coral do Rio de Janeiro/RJ, Orquestra de Vozes – A Garganta Profunda, também do Rio de Janeiro/RJ e Vocal Brasileirão, de Curitiba/PR. Orientando-se pela abordagem qualitativa, cinco cantores e ex-cantores dos referidos grupos foram convidados a contribuir para este trabalho, relatando principalmente as suas vivências cênicas com o regente. Após alinhavar a análise das respostas com autores que discorrem sobre Leite - sendo alguns deles Denise de Miranda Borborema, Regina Lucatto, Patricia Costa e Nestor de Hollanda Cavalcanti – concluiu-se que, mesmo sem pretensão, o maestro tornou-se um dos principais expoentes do coro cênico no Brasil e quiçá no mundo – devido a turnês e festivais internacionais em que esteve presente.References
ABREU, Felipe. Depoimento. Entrevista [cedida a] Lizandra Hak. Rio de Janeiro, 12 de dez. 2018. 1 mensagem eletrônica.
ALFONZO, Neila Ruiz. A prática coral como plano de composição em Marcos Leite e em dois coros infantis. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2004.
AZEVÊDO, Joana Christina de. Coro Cênico: estudo de um processo criador. Dissertação (Mestrado em Música na Contemporaneidade) – Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2003.
BORBOREMA, Denise de Miranda. Marcos Leite e as diferentes vozes. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2005.
BRANCO, Celso. Depoimento. Entrevista [cedida a] Lizandra Hak. Rio de Janeiro, em 25 de jan. de 2019.
BRANCO, Freddy. Depoimento. Entrevista [cedida a] Lizandra Hak. Curitiba, 20 de jan. 2019b.
BUCCI, Magno. Nem todo coro é cênico e nem todo “coro cênico” é cênico: breves reflexões a partir de uma prática II, 2010. In: CORO CÊNICO BOSSA NOVA 2010. Disponível em: http://www.corocenicobossanossa.com/416277651. Acesso em 7 mai. 2019.
CAVALCANTI, Nestor de Hollanda. Às voltas com o canto coral. In: LAKSCHEVITZ, Eduardo (org.). Ensaios: olhares sobre a música coral brasileira. Rio de Janeiro: Centro de estudos de Música Coral / Oficina Coral, 2006. Disponível em: http://www.funarte.gov.br/projetocoral/wp-content/uploads/2012/07/LivroEnsaios_Ebook_28-08.pdf. Acesso em: 07 mai. 2019.
CAYMMI, Dorival. Vatapá. Arranjo Marcos Leite. 1984. 1 partitura.
COBRA CORAL AO VIVO NO MPB 81 [2]: Cobras e Lagartos (vídeo inédito). [S. l.:s. n.], 2013. 1 vídeo (05:46 min). Publicado pelo canal NHCavalcanti. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UdNrFIb7Uko. Acesso em 8 mai. 2019.
COSTA, Patricia Soares Santos. Coro Juvenil: por uma abordagem diferenciada. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2009.
GALLINE, Juliana Maria Fontoura. Vocal brasileirão: uma história. Curitiba, PR: Cântaro, 2018.
KOHLER, Eusébio Nicolau. Contracultura e movimento coral brasileiro. 1997. Monografia (Pós Graduação em Música) – Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Curitiba, 1997.
LUCATTO, Maria Regina Tavares. Método de canto popular brasileiro de Marcos Leite: uma pedagogia aplicada ao canto coral. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Musical) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2013.
MULLER, Cristiane; FIAMINGHI, Luiz Henrique. Coro cênico: conceito e discussões. DAPesquisa, Florianópolis, v. 8, n. 10, p. 167-181, 2013. DOI: https://doi.org/10.5965/1808312908102013167. Disponível em:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/8065. Acesso em: 24 jul. 2020.
PEREIRA, André Protásio. Arranjo vocal de música popular brasileira para coro a cappella: estudos de caso e proposta metodológica. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2006.
PEREIRA, André Protásio. Arranjo para coros. [São Paulo]: USP, 2019. 11 slides Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3504256/mod_resource/content/1/2017-05arranjos-para-coros-95.pdf. Acesso em 7 mai. 2019.
PUEBLA, Reynaldo. O canto em cena: expressão cênica para canto coral. São Paulo: Trampo Inovações e Marketing, 2017.
SOARES, Lineu Formiguieri. A escrita coral para a música popular brasileira na visão de Marcos Leite. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas Unicamp, Campinas, 2013.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução e revisão: Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2005.
VOCAL BRASILEIRÃO: show "Como uma onda" (1997) 1/4. [S. l.: s. n.], [20--?]. 1 vídeo (16:52 min). Publicado pelo canal de Luiz Alberto Faria. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=veGur12beC0. Acesso em: 20 fev. 2020.
WEBER, Normélio Pedro. 1 vídeo (00:30 seg). 08 set 2017.