Histórias da Mediação Cultural
Resumo
Este artigo apresenta trechos de duas pesquisas realizadas no Mestrado (em 2008) e Doutorado (em 2015), no contexto do seminário "Histórias da Arte/Educação: diálogos com Ana Mae Barbosa". Na primeira delas, trago uma discussão acerca da profissionalização do/da educador/a em museus e exposições de arte, na cidade de São Paulo, o/a mediador/a cultural, bem como a percepção que envolve o pensamento educativo desse cenário. Já da pesquisa de Doutorado, trago algumas discussões no tocante à relação entre imagens, história, museus e educação, apresentando, especialmente, as concepções de educação em museus e de mediação cultural em museus de História, tendo como recorte o museu moderno, pós século XVIII. Trato também da potência que algumas expografias podem ter, no que diz respeito à contra-visualidade e contra-hegemonia e, quando isto não ocorre, quais as possibilidades de ação da mediação. O artigo ainda traz novas inquietações, contemporâneas, acerca do trabalho educativo em museus e exposições: , já que, após mais de vinte anos de produções e pesquisas sobre o assunto, ainda há diversos entendimentos acerca da mediação cultural.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.